Pintura de Picasso roubada há 9 anos é encontrada em desfiladeiro
Uma investigação não conseguiu revelar a pintura – até segunda-feira (28). Nove anos após o assalto, a polícia anunciou que o Picasso, bem como outra famosa pintura a óleo, “Stammer Windmill” de Piet Mondrian, que desapareceu da galeria na mesma noite, foram recuperados.
As pinturas devem ser devolvidas às paredes da Galeria Nacional, embora os funcionários não tenham especificado quando.
Um vídeo postado pelo Ministério da Cultura grego mostra a polícia localizando as pinturas em um buraco raso em uma área gramada e rochosa em um desfiladeiro.
Η στιγμή της ανακάλυψης των δύο κλεμμένων πινάκων του #Πικάσο («Γυναικείο κεφάλι») και του #Μοντριάν («Ανεμόμυλος Στάμμερ») από την @hellenicpolice. @chrisochoidis #Εθνικη_Πινακοθηκη#Picasso #Mondrian #art #hellenicpolice #MinCultureGr
? pic.twitter.com/3noOQrbDlH— Υπουργείο Πολιτισμού και Αθλητισμού (@cultureGR) June 29, 2021
As pinturas foram encontradas em uma cripta em Keratea, uma cidade no leste da Ática, no continente grego. A polícia prendeu e está interrogando um trabalhador da construção civil de 49 anos. Autoridades disseram na terça-feira (29) que ele confessou o roubo e levou a polícia a uma área florestal em Porto Rafti, na Ática, onde ele disse ter escondido as pinturas.
Em uma coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (29), onde funcionários expuseram as pinturas, Lina Mendoni observou a “importância especial” da obra de arte de Picasso por causa da dedicação manuscrita do pintor à Grécia no verso.
“Por isso, essa pintura era impossível não só de vender, mas até de expor, pois seria imediatamente identificada como tendo sido roubada da Galeria Nacional”, disse ela.
A galeria fechou logo após o roubo em 2012 para uma grande reforma. No mês passado, ele foi reaberto ao público. Mendoni descreveu a recuperação das pinturas como um “presente” que “cura a ferida de 2012.”
Por meio do que a ARTNews descreveu como uma “dica impressionante”, a polícia descobriu que o Picasso ainda podia estar na Grécia – e que possivelmente foi colocado à venda por US $ 20 milhões no mercado ilícito grego. Mas não havia compradores para as obras de arte de alto perfil, relatou o veículo .
Embora relatórios de 2012 sugerissem que os ladrões trabalhavam juntos, a polícia agora pensa que o suspeito trabalhou sozinho.
As pinturas foram roubadas em um assalto “quase perfeito” de sete minutos, relatou a ARTNews .
Primeiro, ao longo da noite, quem roubou as peças disparou o alarme do museu até que os guardas desativassem o sistema. Então, às 4h30, eles entraram na galeria por uma porta de varanda destrancada e rapidamente retiraram as pinturas de suas molduras. Eles dispararam um alarme e estavam escapulindo quando os guardas chegaram. Em uma perseguição, o ladrão largou “Paisagem com uma fazenda” de Mondrian, mas fugiu com as duas pinturas a óleo e um desenho do século XVI.
O Ministro da Ordem Pública, Michalis Chrisochoidis, disse aos repórteres na terça-feira que a polícia trabalhou “sistematicamente, de forma colaborativa e criativa”. Na nova Galeria Nacional, as pinturas receberão o lugar que merecem.