Obra "Narrativa dos Ratos" expõe as fraquezas humanas - TOPVIEW

Obra “Narrativa dos Ratos” expõe as fraquezas humanas

Enredo aborda a tomada de poder pelos roedores a partir da queda da humanidade

Compartilhe

Você já parou para pensar o que seria do planeta Terra se ele fosse dominado por ratos? Tal cenário, provavelmente, causaria temor em muitos, já que os pequenos roedores não despertam sentimentos agradáveis em muita gente. Além disso, o animal pode transmitir centenas de doenças letais e está associado a alguns momentos trágicos da história, como a peste negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia, equivalente a um número de 75 a 200 milhões de mortes. Acredita-se que a peste tenha sido causada por uma bactéria encontrada em pulgas de ratos.

Apesar de tudo isso, o autor Edney Firmino Abrantes em sua obra “Narrativa dos Ratos: a epopeia da tomada de poder”, da Editora Lumen et Virtus, nos apresenta uma nova percepção imagética dos pequenos roedores. Esqueça, por um momento, aquela imagem asquerosa dos ratos para adentrar em um novo universo que mistura ficção e realidade, com o intuito de narrar a queda da humanidade e como esta sucumbe aos animais que, nesta obra se demonstram pequenos apenas no tamanho, mas grandiosos em sua genialidade.

Tudo começa com os ratos de laboratório influenciando os demais roedores a planejarem uma grande revolução. No decorrer do livro, o autor expõe, por meio dos personagens roedores, as fragilidades humanas, como a ganância pelo poder e pela riqueza, a falta de empatia, a arrogância, o preconceito, entre muitos outros aspectos que provocarão uma série de reflexões no leitor sobre quem, realmente, é o ser que provoca asco.

Trata-se de uma obra distópica que tem o intuito de incomodar e provocar o leitor sobre a situação da humanidade e sobre o possível futuro que ela está construindo. Será mesmo, então, que os ratos são os grandes responsáveis pelos diversos males da humanidade? Descubra por meio desta obra que, certamente, mudará a nossa percepção imagética sobre as relações humanas.

In this article

Join the Conversation