O melhor? Ao seu lado! - TOPVIEW

O melhor? Ao seu lado!

Conhecimento e técnica são importantes aliados na busca por produtos e serviços locais de qualidade

Compartilhe

Incentivar o que está próximo da nossa comunidade, estar presente e valorizar produtos e negócios locais é uma tendência em crescimento, e ficou ainda mais evidente nos últimos meses. Pode parecer novidade, mas isso não é algo novo – e podemos facilmente identificar a origem, que vem dos nossos antepassados.

Em meu trabalho com a gastronomia, estou em uma busca constante por conhecer a cultura regional, nossas origens e tradições. Algo que me move é a cultura indígena, tão importantes para nossa base. Eles sempre entenderam a importância de focar nas riquezas que estão ao nosso alcance. Isso estimula a produção de maior qualidade, movimenta a economia, e garante que seja possível depender menos do que vem de fora.

Essas transformações em nosso entorno plantam uma semente para transformações em horizontes maiores. Um exemplo é o terroir – termo francês utilizado para o cultivo de vinhos e que não tem uma tradução equivalente. Denota a relação do solo com o microclima no qual está inserido, que gera um produto com o melhor que esse terreno pode produzir. Essa ação acontece também no Paraná com a produção de cítricos (as famosas ponkans) na região de Cerro Azul e na criação do porco Moura, raça que se adaptou muito bem em nosso estado com alimentação natural que vem do pinhão das araucárias e de jabuticabas. Esses são alguns exemplos pelos quais, ao identificar os pontos fortes de um terreno, região ou negócio, é possível gerar produtos e serviços ainda mais especiais.

Como idealizadora do Quintana Gastronomia, entendemos que nossas ações e escolhas refletem essas transformações e geram mudanças importantes. Desde o início, há 12 anos, temos a proposta de valorizar o que é local – e isso vem com grandes desafios. A dúvida e dificuldade sempre existe, mas ela é logo eliminada por um objetivo maior. Quando vemos o retorno positivo e estímulos dos nossos amigos e parceiros, conseguimos reconhecer que esse é, com certeza, o caminho certo para o empreendedorismo, e para garantir no futuro um mundo melhor.

*Coluna originalmente escrita por Gabriela Vilar de Carvalho, convidada de Luciana Almeida, e publicada na edição #240 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation