Niclevicz em 15 fotos
O alpinista paranaense Waldemar Niclevicz lançou em setembro o livro A História do Alpinista que se Dedicou a Colocar o Brasil no Topo do Mundo, onde conta sua trajetória, narrada por meio de mais de 1.300 fotografias.
Pedimos para ele selecionar 15 delas e nos contar a história por trás de cada uma. O resultado é uma viagem por diversos pontos do planeta, em paisagens deslumbrantes.
Amphu Laptsa
Acampamento no meio da travessia que fizemos na expedição de 2005 ao Everest, quando evitamos o tradicional caminho por Namche Bazar (85km, e cheio de turistas) e seguimos pelos vales Hongku e Hinku, em um total de 190Km, em um ambiente completamente selvagem.
Andino
Com o meu caminhão Andino, atravessando a Patagônia Argentina, rumo a Chalten. O Andino é a principal ferramenta do Projeto Mundo Andino, que envolve a escalada das mais importantes montanhas dos Andes e a realização de ações sócio educacionais nas comunidades andinas.
Catamarca
Paisagem das punas de Catamarca, ao norte da Argentina, uma das mais áridas e inóspitas regiões da Cordilheira dos Andes, durante a retomada da execução do Projeto Mundo Andino, em 2013.
Dolomitas
Chegando ao alto do Police, uma das inúmeras torres das Dolomitas, ao norte da Itália.
Gondogoro
Cruzando o Passo Gondogoro ao amanhecer, em mais uma retirada das montanhas do Karakorum, onde fica o K2, no Paquistão.
Groenlâdia
Travessia pela imensidão da Groenlândia, onde escalamos as duas maiores montanhas do Ártico.
Khan Tengri
Acampamento no Khan Tengri, montanha situada na fronteira do Quirguistão com o Cazaquistão, considerada uma das mais bonitas do mundo.
Mont Blanc
Escalando no maciço do Mont Blanc, encravado entre a França e a Itália, berço do alpinismo mundial e onde tenho muitos amigos, por isso vou com frequência.
Niclevicz K2
Apareço exausto, após escalar o K2 (8.611m), a segunda maior montanha do mundo, considerada a mais difícil de todas e chamada de Montanha da Morte.
Paquistão
Típico mercado do Paquistão, país onde estive 5 vezes, tanto para escalar o K2 como a Trango Tower, além de outras montanhas com mais de 8 mil metros.
Pico Gokyo
O Pico Gokyo é um belo “trekking peak” na região do Everest, onde fui em busca de paz de espírito antes de enfrentar o Cho Oyo e o Shisha Pangma, duas montanhas com mais de 8 mil metros que escalei no Tibete.
Salto Angel
O Salto Angel é a cachoeira mais alta do mundo, foi uma das expedições mais emocionantes que já realizei, ficamos 13 dias literalmente pendurados para superar a sua parede de rocha decomposta de 1.100m de altura em negativo.
San Valentin
O San Valentin é uma das montanhas mais selvagens dos Andes, a maior da Patagônia, que escalamos no início da execução do Projeto Mundo Andino, em 2004.
Santiaguito
Na América Central escalei vários vulcões ativos, em um deles a cada meia hora acontecia uma erupção explosiva aumentando o perigo, o Santiaguito, na Guatemala.
Tashigaon
Sherpani em Tashigaon, a caminho do Makalu, a 5a maior montanha do mundo, um dos mais belos 8 mil do Himalaia, que escalamos em 2008.