Na cola do Papai Noel
Bélgica
Bruxelas
Winter Wonders, o mercado natalino em volta da Grand-Place de Bruxelas – que alguns consideram a mais bela praça da Europa – é cenário de glamour sim, porém ainda mais de fantasia. Parque de diversões, patins no gelo, apresentações musicais e guloseimas belgas – batata frita, chocolate, waffles… – fazem qualquer adulto esquecer a idade.
Mais em www.brussels.be
Biscoitos de natal e muitas barraquinhas de salsicha grelhada e glühwein (vinho quente com especiarias) fumegando num dos cenários medievais mais preservados da Europa. O célebre mercado de Natal de Nuremberg tem suas raízes no século 17 e até hoje as pessoas se agregam na Praça do Mercado para receber o Christkind, personagem que representa o espírito de Natal.
Mais em: www.christkindlesmarkt.de
Glühwein, o vinho quente com especiarias, dá o aroma das dezenas de mercados em pontos estratégicos de Berlim, como os da Potsdamer Platz (que foi Terra de Ninguém durante a Guerra Fria), o da Alexanderplatz (onde fica a famosa torre de TV) e o suntuoso mercado do Palácio de Charlottenburg. Só o curioso contraste entre o careta da tradição natalina e a vibração descolada de Berlim já vale a experiência. Este ano tem até mercado de natal medievel no RAW, o amontoado de prédios abandonados virou centro sociocultural para criativos de todos os matizes.
Mais em www.visitberlin.de
Aroma de canela e amêndoas torradas, chocolate ou vinho quente fumegando, nougat (confeito de mel e amêndoas), cânticos natalinos, luzes coloridas, dourado e neve… Até o fim de dezembro toda Zurique é banhada pela magia dos mercados de Natal quando a noite cai.
Mais em www.zuerich.com
A ponte de Lucerna – o cartão postal da cidade – quando iluminada, dá o toque perfeito ao clima da Natal na cidade suíça. São vários os mercados. Os mais populares são o Christkindlimarkt na estação ferroviária e o mercado de artesanato no centro.
Mais em www.luzern.com
Viena
Mais de vinte diferentes mercados iluminam a cidade, além de concertos musicais e a invasão do aroma dos biscoitos natalinos vienenses pelas ruas e tradicionais cafés. Entre os principais, está o mercado do palácio da prefeitura. O do Palácio de Schönbrunn – que foi a residência de verão da família imperial – é agora uma das atrações mais visitadas de toda a Áustria, enquanto a do Palácio Belvedere acontece em cenário barroco. Ares mais moderninhos fazem o misto de mercado de Natal com balada (tem até DJ) no Museumsquartier – a área dos grandes museus.
Mais em www.wien.info
Copenhague
O tempo esfria e há neve por quase toda parte, o que só deixa o cenário ainda melhor. Há muitos mercados em Copenhague, entre eles o Mercado de Natal do Tivoli – o famoso parque de diversões. Vinho quente aqui se chama gløgg. Vale degustar uma caneca enquanto procura pelo perfeito presente assinado por algum designer dinamarquês.
Mais em www.visitdenmark.com.br
Estrasburgo
Desde 1570, Estrasburgo acolhe o mais antigo e tradicional mercado natalino da França. Reune artistas, artesãos e muita iluminação ao redor da imponente catedral da cidade. Cerca de 2 milhões de pessoas chegam a visitar a cidade, que agora é chamada de Capital do Natal na França.
Mais em www.noel.strasbourg.eu