A metodologia do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2019
Celebrar os momentos emocionantes que a gastronomia nos proporciona e valorizar o melhor desse nicho é o que move esta quarta edição do Prêmio TOPVIEW Gastronomia, o maior do Sul do Brasil.
Neste ano, privilegiamos, como sempre, quesitos como inovação, criatividade, qualidade gastronômica, percepção do público, atendimento/serviço, espírito empreendedor e contribuição para o cenário gastronômico local – acrescentando os sabores que causam emoção e que estão impulsionados pela emoção de quem os cria.
O Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2019 cresceu e aconteceu em oito cidades: Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Maringá, Joinville, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Londrina. Cada cidade teve suas categorias e seus jurados específicos.
O prêmio foi dividido em duas etapas:
Primeira etapa: Cada jurado votou nas categorias que lhe foram designadas. No caso de Curitiba, os jurados podiam votar em outras categorias, caso desejassem. Em cada categoria, cada jurado indicou os três melhores estabelecimentos. Em cada categoria, os três estabelecimentos mais indicados pelos jurados tornaram-se finalistas.Em caso de empate, a presidente do júri, Jussara Voss, foi responsável pelo desempate.
Segunda etapa: Os três finalistas de cada categoria foram para votação online, no site do prêmio. O voto do público determinou o primeiro, o segundo e o terceiro lugar de cada categoria. Cada pessoa pôde votar uma única vez em cada categoria.
Curitiba (PR)
Em Curitiba, foram 33 jurados, que votaram em 38 categorias, divididas em temas comportamentais, como Melhor Estabelecimento Gastronômico para Jantar na Segunda-feira e Melhor Estabelecimento Gastronômico para ir com Crianças.
Todos os jurados indicaram estabelecimentos e nomes para as seguintes categorias: Melhor Estabelecimento Gastronômico do Ano, Melhor Chef de Estabelecimento Gastronômico, Melhor Empresário de Estabelecimento Gastronômico e Melhor Novidade Gastronômica (nesse caso, eram válidos estabelecimentos inaugurados entre 01/04/2018 e 01/02/2019).
Londrina, Maringá, Joinville e Ponta Grossa (PR)
Foram cinco jurados em cada cidade, que votaram em Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer À La Carte, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Por Quilo, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comprar Pão, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Tomar Café e Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Pizza, em cada uma das cidades.
Balneário Camboriú e Florianópolis (SC)
Foram cinco jurados, que votaram em Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer À La Carte, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Por Quilo, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comprar Pão, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Tomar Café, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Pizza e Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Frutos do Mar, em cada uma das cidades.
Foz do Iguaçu (PR)
Foram cinco jurados, que votaram em Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer À La Carte, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Por Quilo, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comprar Pão, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Tomar Café, Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Pizza e Melhor Estabelecimento Gastronômico Para Comer Dentro de Hotel.
* Matéria publicada originalmente na edição 226 especial Gastronomia