ESTILO

Sofisticação e requinte traduzem as mesas de Natal de Angela Chinasso

A conceituada arquiteta criou com exclusividade para a TOPVIEW três mesas de Natal: uma clássica, outra descontraída e uma com louças Amare Presentes

Na última matéria sobre decoração de mesas de Natal, convidamos a arquiteta Angela Chinasso para inspirar-nos com suas montagens. O resultado não poderia ter sido diferente: a arquiteta usou e abusou de seu bom gosto e feeling arquitetônico invejável para montar três mesas incríveis, descoladas e que remetem à data tão especial.

Veja também: três mesas de Natal, por Nadyesda Almeida e as mesas de Danuza Hauer

O destaque fica com a mesa com elementos em madeira extremamente diferenciada e que mostra a sofisticação e primor de Angela ao combinar elementos distintos que, no conjunto, combinaram perfeitamente com o clima natalino contemporâneo.

Inspire-se em três mesas natalinas sofisticadas em dourado

Mesa tradicional de Natal

Uma mesa tradicional, de muita personalidade e estilo. “Para mim, uma mesa comemorativa de Natal chama a família ao redor dela, e nada melhor do que exemplificar isto usando tudo o que faz parte da sua história, do seu acervo pessoal, heranças e referências de uma vida, peças que trazem laços afetivos e muita emoção”, explica Angela. Nada bate o glamour e o requinte que uma peça em prata antiga acrescenta à recepção. Para a arquiteta, a prataria adiciona um tempero comemorativo, de sofisticação, mas que na mesa foi utilizada de maneira atual, intercalando as peças.

 “Misturei porcelanas, usei pratos de jogos diferentes; um básico Branco com filete dourado para iluminar  e o clássico inglês. Na verdade fiz uma releitura de uma composição formal, misturei tudo, as porcelanas, a prataria, cristais, linhos e rendas. Tudo isso trouxe a mesa extrema personalidade e estilo. Ao invés de usarmos as clássicas argolas de guardanapo, simplesmente pontuei c o verde dos cedros acrescentando um pouco de natureza e casualidade”, completa.

Além disso, os arranjos florais da Flor do Dia completam a mesa com as romãs que influenciaram o ano de Angela. O significado? Renovação, prosperidade, perfeição divina, amor, vida e união. Tudo a ver com o Natal.

Mesa descontraída de Natal

A intenção da mesa descontraída foi criar um clima casual e acolhedor, confortável e receptivo, que Angela conseguiu trazendo referências da natureza para conceituá-la. Frutas e folhas, pássaros e penas que migraram de sua função original de enfeites de pinheirinho de Natal, para complementar e colorir o arranjo central, composto de cedros e pinhas.

“Abusamos do uso da madeira com bolachas rústicas sob os arranjos e souplats de palha contrastando com o leve brilho festivo e sazonal que as ‘renas douradas’ e o centro de mesa em prata transmitem”, comenta a arquiteta.

Cerâmicas casuais, pratos e bowls em tons de verde iluminam a composição, copos com estampa natalina de renas, sobre jogos americanos estampados no tom Marsala Ralph Lauren, remetem à um ambiente “cosy”. “Esta mistura gostosa de materiais nos faz sentir num despretensioso ‘Christmas in the country!’, finaliza.

Mesa clássica-contemporânea com louças Amare Presentes

Clássica na essência, com as composições básicas de cores e elementos natalinos, composta sobre uma mesa de vidro “total black” com uma leitura naturalmente mais contemporânea e atual, onde um  vermelho Cartier reina absoluto nos jogos americanos emoldurados pelos guardanapos em linho Fendi.

Peças de prata e faqueiro atuais combinam com o lindo jogo na cor marsala estampado com paisagem natalina, fazendo uma releitura do clássico e eterno “Toile de jouy”.

O arranjo central da Flor do Dia, com a rica composição floral de mix verde, pinhas, frutas da estação e uma pincelada do lindo vermelho em pequenos buquês de “red velvet roses”. Composições laterais com vários castiçais de prata e de cristal vermelho lapidado em diferentes alturas e com velas em tom “burgundy”, porque é indispensável para uma mesa festiva o brilho dramático de uma vela em chamas/acesa.

Angela misturou três tipos e modelos de taças de cristal, sendo uma delas vermelha com lapidação . “Fica a dica para quem já não tem mais todo o acervo completo. Ouse sem medo de errar”.

“Os marcadores de lugar e o menu são puro charme para os dias de hoje, mas complementam lindamente a produção, sem esquecer que, orquestrar a marcação dos convidados à mesa, requer o tato de um diplomata e o entendimento de um psicólogo”, aconselha Angela.

Para finalizar, o elemento surpresa ficou por conta do charmoso e delicado “Christmas gift”, um mini naked cake de frutas da estação da talentosa @dolceguta. 

Deixe um comentário