‘MENU’: Startup ajuda abastecer bares, pizzarias e restaurantes que atuam em delivery
O sonho de ser empreendedor de Leonardo Almeida começou cedo, quando abriu um pequeno negócio de manutenção de computadores em Minas Gerais durante a adolescência. Em 2015, aos 28 anos, trabalhando com e-commerce para uma multinacional, percebeu a dificuldade das indústrias em implementar a transformação digital – principalmente em setores tradicionais como o de alimentos e bebidas. Mesmo em um mercado que movimenta mais de R$ 650 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), não havia um grande marketplace ou e-commerce do ramo alimentício no Brasil.
Com a ajuda do amigo e sócio Gustavo Penna, juntos decidiram encarar a empreitada e lançar em 2016 a Menu – aplicativo que abastece restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais. A aposta deu certo. Hoje a Menu cresce 50% ao mês e é uma solução completa de tecnologia para a indústria alimentícia, com duas unidades de negócio, mais de 16 mil usuários ativos, sendo mais de 100 mil cadastrados e grandes clientes no setor, como Alelo, Ambev, Unilever, Grupo Pão de Açúcar, entre outros.
Solução para comerciantes
Por meio de aplicativo – que oferece mais de 45 mil produtos com entregas em SP e RJ – os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais competitivos e entrega garantida em até 48 horas. Tudo isso sem nem precisar se deslocar até os atacadistas. Ele resolve tudo pelo seu celular ou computador.
Outra vantagem que a startup oferece é um limite de crédito para compra. “Muitas vezes, um empreendedor que está começando agora encontra dificuldades em ter crédito com grandes empresas, que ofertam um prazo de pagamento curto. Pensando nisso, a Menu oferece crédito desde a primeira compra”, afirma Leonardo.
Soluções para Anunciantes: Fornecedores, Produtores e Distribuidores
Se de um lado os pequenos estabelecimentos economizam tempo e dinheiro nos processos de compra e ganham em comodidade na entrega, de outro, os anunciantes ganham visibilidade e passam a contar com uma nova carteira de clientes.
Além disso, ao se tornar um anunciante do marketplace Menu, o distribuidor passa a ter acesso a soluções personalizadas para o negócio dele. Entre elas, as soluções de pagamento (Menu Pay), que facilitam a forma de pagamento do cliente, permitem acelerar as aprovações de pedidos e antecipar os recebíveis, e as soluções de logística (Menu Log) para armazenamento, fracionamento e entrega dos produtos de forma simples, rápida e segura.
A startup também oferece serviços de publicidade online (Menu Ads), que centralizam o gerenciamento de anúncios de vários canais e mídias. A plataforma prevê anúncios patrocinados em pesquisas, banners, além de opções exclusivas que prometem sacudir o mercado, como contratação de time de vendas dedicadas e lojas personalizadas.