ESTILO

Mart’nália e Elias Muniz realizam lives em apoio à campanha “Juntos pela Música”

Iniciativa da União Brasileira de Compositores, em parceria com o Spotify, está unindo fundos para socorrer músicos afetados pela crise. Mais de 1,9 mil artistas já solicitaram o auxílio

Nesta quinta-feira (25), a Janela UBC, série de lives para divulgar a campanha “Juntos pela Música”, que vem arrecadando fundos para ajudar músicos afetados pela crise causada pela Covid-19, receberá a cantora e compositora Mart’nália. A transmissão acontecerá a partir das 16 horas, na página da UBC no Instagram (@ubcmusica).

Filha do sambista Martinho da Vila, a artista se apaixonou pela música desde cedo e começou a carreira com 16 anos de idade. Possui 13 álbuns lançados, sendo o último de 2019, “Mart’nália canta Vinícius de Moraes”. Quem comandará o bate-papo musical será a cantora e diretora da UBC Paula Lima.

Fechando a semana, no dia 26/06, sexta-feira, a Janela UBC receberá Elias Muniz, em entrevista conduzida pelo músico e produtor Geraldo Vianna. Cantor e compositor, Elias possui mais de 1,2 mil canções gravadas. Entre os nomes que já gravaram suas músicas, estão Roberta Miranda, Daniel e Fátima Leão. Compôs mais de 100 canções com Luiz Carlos, vocalista do grupo Raça Negra.

O fundo criado pela União Brasileira de Compositores e o Spotify irá ajudar músicos com o valor de R﹩1.600, divididos em quatro parcelas. Com o valor arrecadado até o momento – mais de R﹩ 1.5 milhões de reais – a iniciativa irá socorrer 947 artistas. Mais de 1,9 mil já solicitaram o auxílio.

Sobre o fundo “Juntos Pela Música”

A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. A proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R﹩ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo “Juntos Pela Música”, que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo nasceu com R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e outros R﹩ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.

Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abriram a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding.

O movimento faz parte do projeto global “Spotify COVID-19 Music Relief”. A empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1. Para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor, além do aporte inicial de R﹩ 500 mil, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.

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