Manual da Compra Segura
Por Camila Gino
Muitos ainda preferem as lojas físicas, mas os sites de compras de móveis e itens de decoração premium estão ganhando espaço entre as opções do consumidor, como aponta reportagem de dezembro da Revista Top View, que traz uma bela curadoria de e-commerces poderosas neste segmento.
Vale lembrar que o processo de compra geralmente abrange a etapa de pesquisa, que fica mais profunda na medida em que aumenta o valor financeiro e afetivo do bem em questão. Se nas lojas físicas tomamos estes cuidados, no comércio online, eles também devem ser levados em conta. Vale pesquisar a procedência do e-commerce, observar a média de preços de mercado, verificar sites de reclamação e o que é dito sobre a marca e a loja nas redes sociais, orienta a consultora em marketing digital Viviane Bazzo. Ela alerta também para a observância da divulgação do endereço e telefones de contato da empresa de e-commerce no site. “Hoje elas são obrigadas a divulgar estas informações”, enfatiza.
Também a consultoria em comércio eletrônico E-Bit divulga uma lista e orientações sobre compras online, um verdadeiro “Manual da Compra Segura” (no link: http://www.ebit.com.br/dicas-compra-segura-internet).
Veja as dicas da E-Bit:
1. Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou naquelas indicadas por amigos e parentes.
2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços. Além disso, a E-bit disponibiliza um selo de certificação e avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas. Informações no site.
3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
5. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.
6. Verifique se a loja tem conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
7. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser falsificados, roubados, objetos de sonegação de impostos ou de estelionato.
8. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.