Manu participa de jantar com os melhores chefs
Tão logo a edição Rio de Janeiro e São Paulo do Guia Michelin 2016 foi lançada, os melhores chefs do Brasil já se reuniram em outro evento. Entre a elite que vai preparar o jantar único está a curitibana Manu Buffara, eleita a melhor chef de 2015 pela Top View.
Além de Manu, Alex Atala, Thomas Troigros e Helena Rizzo integram o time da edição paulista do Walk With Us, projeto que realiza jantares superexclusivos pelo mundo. Mas essa é apenas uma das ações do Gelinaz!, coletivo global de chefs “inovadores” – feito por e para eles. Neste 1º de maio, nove chefs brasileiros e três internacionais foram divididos em grupos para criar quatro pratos.
A particularidade, aqui, é que esses 16 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) deveriam ser uma interpretação e “remix” de outros dois menus, elaborados por ninguém menos que Seu Zé Almeida, fundador do icônico Mocotó, e pelo chef herdeiro do restaurante paulistano Rodrigo Oliveira. Será uma homenagem a ambos e ao sertão brasileiro.
O Gelinaz! já organizou um jantar surpresa para um renomado chef em Nova York, no seu próprio restaurante e servindo um “remix radical” de receitas do homenageado. A ideia por trás da iniciativa, no entanto, é mais simples do que parece: trocar conhecimento, arriscar e ousar sem se preocupar com estrelas (#ForaMichelin?) “No restaurante, tudo tem que estar perfeito” compara a especialista Lisa Abend em um vídeo do Gelinaz! “Aqui, eles vêm com ideias malucas.”