Lagos, o paraíso do verão europeu em Portugal que você precisa conhecer!
Praias cristalinas, paisagens inesquecíveis e o charme das cidades portuguesas. A cidade de Lagos é o destino certo no verão para os europeus – culpa das belíssimas praias da região do Algarve.
Lá encontram-se opções de resorts cinco estrelas, como o Iberostar Lagos, que tem uma faixa de areia exclusiva. Já o Casa Mãe, tem uma forte ligação com a natureza, produção própria de vinhos, chás e leites e três edifícios, cada um com um estilo de quarto.
Localizada no distrito de Faro, Lagos é uma cidadezinha com menos de 20 mil habitantes, mas muito importante para a história do país, já que foi rota para grandes navegações.
Com um roteiro de 7 dias em Lagos, é possível explorar as praias da cidade e outras grutas e praias belíssimas da região, que podem demandar alguns custos com trajeto ou aluguel de carros.
Praias TOP na Europa
Lagos entrou para a rota das melhores praias da Europa. O motivo? a famosa praia da Dona Ana, considerada uma das mais belas do mundo.
O mar cristalino, em tons de verde e azul, e as falésias douradas e cobre que formam cavernas e trilhas compõem uma paisagem de tirar o fôlego.
Contudo, há disputa por um espaço na areia nos dias mais movimentados. E é preciso enfrentar alguns lances de escada, já que as construções da cidade ficam sobre formações rochosas.
Outras praias mais tranquilas e afastadas também são parada obrigatória, como a do Estudante, a da Batata e a do Pinhão.
Ponta da Piedade
A Ponta da Piedade é o ponto alto da cidade (literalmente). As formações rochosas de quase 20 metros de altura atraem os turistas a percorrer as trilhas e escadarias que levam ao local. Outra opção é encarar os passeios de barco que abrangem as grutas e cavernas formadas na região.
Turismo e história
No centro histórico, além de calçadões, feirinhas e restaurantes tradicionais, uma das atrações é a pequena igreja de Santo Antônio, toda revestida em talha barroca.
A igreja é uma das atrações do Museu Municipal Dr. José Formosinho, entre outros marcos da cidade, como o pelourinho de Lagos. O museu resgata a cultura original local, já que boa parte das construções de Lagos teve que ser reparada. Um terremoto seguido de tsunami devastou a costa portuguesa em 1755.
Lagos também é uma das cidades portuguesas com maior extensão de muralhas. As muralhas de Lagos são divididas em renascentista e medieval e dão uma ampla vista da cidade.
Outro ponto interessante é a caravela Boa Esperança. O barco é uma réplica quase autêntica das caravelas usadas no período dos descobrimentos no século 15. A caravela fica na marina de Lagos e, ocasionalmente, pode ser vista navegando em passeios.
Rica culinária
A variedade de doces e pães portugueses enriquece a viagem. Tais experiências culinárias podem ser vivenciadas em locais como a Padaria Central, no centro da cidade.
Bolinho de torresmo, palmier, pastel de nata, mil folhas e biscoitos de amêndoa são as especialidades que você não pode deixar de provar!
Já no Real Portuguese Cuisine é possível experimentar uma cozinha tradicional e refinada. Os pratos podem ser acompanhados de uma carta de vinhos de todas as regiões de Portugal.
Visualizar esta foto no Instagram.
Classificado com 5 estrelas pelo TripAdvisor, o restaurante oferece diversas opções com frutos do mar. O menu dá um toque moderno aos clássicos da culinária portuguesa, como o bacalhau com batatas, saladas e costeletas de borrego (cordeiros) com purê de batata.