Já pegou sua toalha? Conheça a história do Dia do Orgulho Nerd!
Engana-se quem acha que se intitular de Nerd sempre foi visto com bons olhos! Antigamente, os nerds eram vistos como “estranhos” ou até mesmo “relaxados” e foi apenas com a popularização de filmes e conteúdos, que o rótulo foi aos poucos deixado de lado. Nas últimas décadas, a cultura nerd ganhou notabilidade com o crescimento do mercado e da massificação de filmes de super heróis e da retomada de grandes clássicos, como Star Wars.
Assim, é comum vermos cada vez mais pessoas se identificando com a cultura geek ou nerd – duas denominações para pessoas que amam tecnologia e quadrinhos! Para a escolha do dia 25 de maio como o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha há muitas histórias, mas sem dúvida, um dos nerds mais importantes para o reconhecimento do movimento tenha sido Douglas Adams.
O escritor famoso por sua “trilogia de cinco”, intitulada O Guia do Mochileiro das Galáxias, é um dos motivos que muitos apontam para a criação do dia de comemoração. De acordo com algumas histórias, os fãs da ficção passaram a carregar toalhas para homenagear Douglas Adams, a partir do de 25 de maio de 2001 – 14 dias depois da morte do escritor. No livro de Adams, o protagonista Arthur Dent viaja com seus amigos pela galáxia e descobre que as toalhas são objetos essenciais e também mais úteis para um mochileiro interestelar. Dessa forma, esse utilitário mais do que nunca, marcou para sempre a data que começou a ser chamada de Dia da Toalha.
Porém, há outra coincidência muito importante para a escolha do Dia do Orgulho Nerd. O primeiro relato de uma movimentação geek para reafirmar suas preferências aconteceu em 2006, após um grupo de nerds espanhóis afirmarem que não havia problema em ser a “galera excluída do colégio”. Para celebrar o orgulho pela cultura, eles decidiram então escolher uma data muito simbólica: 25 de maio, pois neste dia estreou Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, em 1997.
Considerado um dos maiores fenômenos do cinema e a franquia mais rentável até hoje, o longa-metragem desenvolvido por um jovem recém-formado na faculdade — o cineasta George Lucas — apresentava personagens um tanto quanto diferentes em sua aventura espacial repleta de estilo. E nada mais nerd que poderia ser escolhido, além de Guerra nas Estrelas! O filme escolhido como celebração bateu todos os recordes de bilheteria logo em seu lançamento.
O universo expandido da saga — que inclui uma cauda longa de séries, spin-offs, brinquedos e outros produtos — fez com a que a poderosa Disney brilhasse seus olhos e adquirisse a marca de George Lucas em 2012 por US$ 4 bilhões.
O reconhecimento ainda é recente
Apesar do lançamento das obras de Star Wars e Guia do Mochileiro das Galáxias não ser recente, as reuniões dos fãs, geeks e nerds só começou há alguns anos trás. Hoje em dia é comum vermos grandes eventos dedicados a cultura nerd, como a Comic Con Experience em São Paulo — que bateu o recorde em 2019, com o público de 280 mil pessoas.
Como Dia da Toalha não era um nome comercialmente atraente para que as empresas pudessem divulgar seus produtos, o Dia do Orgulho Nerd se tornou mais convencional e merece ser mencionado.
Se você também tem alguma paixão considerada como nerd, não se entre em pânico e que a força esteja com você!