ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

O agro é tech

A Agrotis, em seus mais de 30 anos, vem antecipando o futuro do agronegócio

Um estudante de Análise de Sistemas, dois estudantes de Agronomia e uma ideia. Foi assim que a Agrotis, uma das maiores empresas de software para o agronegócio, surgiu. Hoje, com 31 anos de empresa, Cássio Alberto Lang, Manfred Schmid e Marcelo Choinski comemoram os frutos plantados desde cedo, em uma época em que muita gente sequer sabia o que era internet.

“A gente começou a Agrotis ainda na Universidade Federal do Paraná, vendo a necessidade de software dos agrônomos em uma época em que muita gente não tinha nem computador. O grande diferencial nosso foi ter visto que tecnologia e agronegócio podem andar juntos desde cedo”, comenta o sócio-fundador Marcelo Choinski.

Já Cássio Lang conta que ele e os sócios sentem o mesmo espírito jovem de quando começaram: por um lado, têm o know-how de todos estes anos, pelo outro, sentem-se preparados para as novas tecnologias que surgem a todo momento. “Temos que sempre estar nos reinventando. Começamos com clientes do Paraná e, hoje, podemos dizer que temos clientes no Brasil inteiro”, diz Cássio.

O que começou como uma empresa de sistema para emissão de Receituário Agronômico em 1991 – o primeiro do Brasil – é hoje uma desenvolvedora de sistemas e serviços que ajuda mais de 2.000 empresas do agro em todo o território nacional. Grande parte desse crescimento vem do fato de os clientes e suas terras serem tratados de forma individualizada, de acordo com Evaldo Hansaul, diretor comercial da Agrotis. “A aproximação com o cliente e o agronegócio fazem da Agrotis uma empresa diferenciada. Não é uma venda tradicional, é uma venda de valor. Isso está em nossa essência”, conta. 

Prova disso é que as soluções são desenhadas por engenheiros agrônomos, programadores, contadores e administradores de empresas especificamente para os diversos segmentos do agro. Ou seja, engana-se quem acha que as decisões são tomadas única e exclusivamente no campo. A  tecnologia possibilita que ações sejam realizadas de forma online e que informações fluam de celulares para o campo via cloud. “Uma das coisas que nos trouxe até aqui foi a inovação constante e a flexibilidade, estarmos abertos a adotar novas tecnologias”, diz Lauro Wagnitz, CTO (“Chief Technology Officer”) da Agrotis. “Agro e tecnologia têm que estar em sinergia.”

“E, para fechar com chave de ouro esse caminho trilhado com grande sucesso ao longo de nossa história, em 2018 fechamos uma parceria estratégica com a SAP, em que integramos nossos módulos do Agro ao ERP Business One, entregando aos clientes uma solução diferenciada e atendendo à cadeia do Agro de ponta a ponta, por meio do Agrotis One”, finaliza Pedro Hansaul.

*Matéria originalmente publicada na edição #260 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário