Instagram volta a oferecer feed em ordem cronológica; veja como usar
O Instagram anunciou uma nova mudança na rede social: agora é possível definir entre três opções de feed, escolhendo quais contas aparecem e até a ordem dos posts. Em testes desde janeiro, o recurso começou a ser liberado de forma oficial nesta quarta-feira (23).
A mudança é global, e começará a aparecer para todas as pessoas que usam o Instagram gradativamente ao longo das próximas semanas. As três opções de feed agora são:
– Página inicial: é o atual formato do feed, com a ordem definida por algoritmo (o que ele acha que você vai curtir primeiro) e sugestões de páginas e perfis que você não segue;
– Favoritos: um feed por ordem cronológica (os posts mais recentes primeiro) só com o conteúdo das contas que você escolher e marcar como “favorito”;
– Seguindo: um feed por ordem cronológica com os posts de todas as contas que você segue, mesmo aquelas com as quais você não interage muito.
Como fazer
Para mudar a ordem com que as postagens são exibidas no feed, será preciso tocar sobre o logotipo do Instagram no aplicativo e escolher uma das opções disponíveis. A opção que usa os algoritmos do Instagram seguirá como padrão e ficará ativada sempre que o feed da rede social for aberto.
Em seguida, selecione ‘Seguindo’ para ver o feed só com as contas que você segue em ordem cronológica; ou toque em ‘Favoritos’ para escolher os perfis que você quer ver, também em ordem cronológica. Ao tocar em ‘Favoritos’, uma nova página vai se abrir onde você deverá escolher quais dos perfis que você segue que deverão aparecer no seu novo feed cronológico.
Segundo a rede social, será possível adicionar até 50 perfis na lista de favoritos. As pessoas não serão notificadas quando forem adicionadas ou removidas desse grupo. As postagens desses usuários aparecerão com uma estrela e terão mais destaque no feed padrão, ordenado pelo algoritmo.
Por que a mudança?
Até 2016, o feed do Instagram era organizada em ordem cronológica. Porém, passou a usar o seu ranking de engajamento: a partir dali, você veria as publicações que o algoritmo da rede achasse que você ia gostar mais, seja por serem as mais populares ou por analisar o seu padrão de comportamento. A mudança, entretanto, fez com que as pessoas passassem mais tempo e interagissem mais com o Instagram – gerando mais cliques e dinheiro ao aplicativo.
Com o vazamento do escândalo ‘Facebook Papers’, a Meta – empresa dona da rede social – sabia que orientar o feed pelo engajamento acaba viciando as pessoas em padrões tóxicos de conteúdo.
“O Facebook escolhe o conteúdo que te mostra com base no que gera engajamento, inspiração. Mas é mais fácil inspirar as pessoas à raiva do que para outras emoções”, disse Frances Haugen, ex-analista da Meta e responsável por vazar os Facebook Papers, em entrevista à TV norte-americana em 2021.
“O Facebook percebeu que se eles mudarem o algoritmo para ser mais seguro, as pessoas passarão menos tempo no site, clicarão em menos anúncios, e eles ganharão menos dinheiro.” Em meio às críticas, a Meta começou a testar novas formas de organizar o feed de suas redes sociais. Os testes com o formato de três feeds do Instagram começaram em janeiro, mas o retorno ao formato cronológico vem sendo testado desde o ano passado.
“Queremos que as pessoas tenham um controle significativo sobre sua experiência no Instagram. Cada um usa o Instagram de maneira diferente e esperamos que essas opções possam ajudar as pessoas a decidirem o que funciona melhor para elas”, diz a empresa.