ESTILO

Inovação: Projeto de curitibanos agrega novas funções às bancas de jornal

O arquiteto Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda Leite desenvolvem projeto para o Santander Brasil que agrega cinco novos serviços às unidades de negócios

A campanha “A Gente Banca” do Santander Brasil, lançada no Jornal Nacional da última semana de abril, apresentou uma iniciativa que visa, por meio do microcrédito, incrementar as atividades das bancas de jornal do país. Os cinco projetos de estreia são de Curitiba e para realizar as transformações foram escolhidos profissionais da cidade. Os projetos de identidade e interiores foram desenvolvidos pelo Estúdio Pantarolli Miranda, comandado pelo arquiteto Zeh Pantarolli e pelo designer Diego Miranda Leite.

“Foi um desafio criar os projetos de estreia que poderão ser replicados em qualquer capital brasileira. Além de atender as necessidades de um projeto comercial visualmente atraente, observamos a padronização de materiais e sua viabilização financeira”, conta Pantarolli.

Segundo o arquiteto, só foi possível a adaptação das bancas aqui em Curitiba porque já existe uma lei municipal aprovada que prevê a atuação ampliada desses negócios. Depois de estudos realizados e projetos aprovados, foram iniciadas as transformações das bancas para também oferecer os serviços de Floricultura, Manicure, Chaveiro, Costureira e Manutenção de Celular.  Inicialmente os profissionais trabalharam com elementos que criassem unidade para os cinco projetos. Os tetos foram pintados de preto e a iluminação foi colocada em trilhos para criar a sensação de profundidade.

(Foto: Nenad Fotografia)

A paleta de cores foi um ponto importante para criar uma identidade que tivesse convergência com a marca do banco e colocasse em evidência as bancas na paisagem urbana. O vermelho e o branco são as cores principais que foram complementadas pelo cinza e o preto. Cada banca ainda recebeu uma cor complementar, como rosa na manicure. O verde foi adicionado com o paisagismo natural na floricultura e também proporcionou vitalidade para as demais unidades.

Na parte exterior, as bancas preservaram os padrões do mobiliário urbano de Curitiba. As fachadas foram recuperadas com limpeza e pintura e foi elaborada uma nova comunicação visual com o nome de cada banca. Um painel eletrônico vertical para comunicação e publicidade foi instalado para conectar de forma mais eficiente a banca com os pedestres.

As mudanças substanciais aconteceram na parte interna. Cada uma das unidades ganhou um mobiliário exclusivo para abrigar as novas funções e os equipamentos necessários. Armários, cadeiras, provador e outros elementos foram agregados conforme a demanda de cada negócio. 

(Foto: Nenad Fotografia)

Apesar de ocupar um espaço bem menor, as prateleiras para revistas e jornais receberam nichos de destaque reformulados. Um balcão para comércio de produtos tradicionais de bancas e uma nova iluminação decorativa foi instalada

“Os espaços continuam sendo Banca de Jornal, é muito importante destacar isso. Trabalhamos ressaltando essa essência e também agregando novos serviços que irão trazer mais fôlego e dinamismo para os negócios”, afirma Miranda Leite.

Deixe um comentário