Grandes chefs de Curitiba viram professores de MBA
O interesse e a valorização do mundo gastronômico é algo absolutamente notável. Cada vez mais, as pessoas aprendem a comer melhor e a profissão de chef de cozinha ganha mais status e posição.
Mas o sonho de empreender e ter um negócio relacionado à gastronomia não é, definitivamente, fácil como se pode imaginar. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 35% dos novos empreendimentos fecham antes do primeiro ano; a marca sobe para quase 50% quando o prazo aumenta para dois anos. Quando se fala em uma década, só 3 entre 100 se mantêm vivos.
Um time de feras de estabelecimentos de sucesso em Curitiba devem melhorar esse cenário. Nomes como Beto Madalosso, Gustavo Andrade, Francisco Urban, Carlos Pereira, entre outros são parte do corpo docente do novo curso de MBA das Faculdades Opet, que começa agora em setembro.
Com duração de 1 ano e meio (420 horas), o MBA Gestão de Bares e Restaurantes tem como objetivo usar a experiência de quem está há mais de 20 anos no mercado para orientar os novos empreendedores.
“A vivência do negócio e a experiência que cada um tem com seus restaurantes e redes são os diferenciais do nosso curso. Nossa intenção é fazer uma pós muito prática em que inclusive teremos uma espécie de jogo com um capital virtual para cada equipe. Assim, os alunos poderão simular projetos, escolher os produtos de venda e tomar outras decisões práticas. Exatamente como acontece na vida real”, explicou o coordenador do MBA, Marcelo Woellner, que também é sócio-proprietário do Babilônia e Mediterrâneo.
As aulas práticas, segundo Woellner, caminharão paralelamente à grade com todo o embasamento teórico que um negócio precisa. Para ele, todo restaurante começa da vontade de vender alguma coisa, mas é preciso tentar garantir que a ideia e o investimento sejam valorizados com o devido planejamento.
“Muito se fala do glamour e fama dos chefs, mas quase não se imagina de todos os requisitos e exigências legais para se abrir um restaurante, por exemplo. Então há muito o que se planejar“, afirmou o coordenador.
SERVIÇO
O curso está com inscrições abertas com aulas semanais às segundas e terças e carga horária de 420 horas. Mensalidades de 24x R$459.