PTG 2023 | Prêmios Especiais | Melhor Novidade Gastronômica Estabelecimento | Restaurante Maria Eugênia
Restaurante Maria Eugênia (50,25)
No início de 2023, Curitiba recebeu uma supernovidade gastronômica em uma região já marcada pela boa comida: Santa Felicidade. E o acolhimento foi melhor do que o esperado: o curitibano abraçou a ideia de viver uma experiência de relaxamento enquanto agrada ao paladar.
Arquitetura em sintonia com a natureza
Em uma chácara com mais de 10 mil m², o lugar ideal para criar ambientes aconchegantes, espaços de convivência e, claro, mesas para servir bons pratos, nos quais as carnes são as estrelas.
O projeto arquitetônico tomou os elementos verdes como protagonistas. Toda a estrutura construída é sustentável e feita com madeira de reflorestamento. As mesas, cabanas e bangalôs são rodeadas por árvores, sendo a mais alta delas chamada de Maria Eugênia, e os animais são livres para circular – coelhos, pássaros e saguis aparecem de vez em quando. Ao todo, foram dois anos para arquitetar a proposta.
Para toda a família
Com a chegada do inverno, novas adaptações foram feitas para garantir o conforto de quem visita o restaurante que, em poucos meses, ampliou o horário de funcionamento. Hoje, o Maria Eugênia é uma boa escolha para o almoço, jantar ou para quem quer uma refeição despretensiosa, regada a bons drinques, antepastos e entradas diversas, sempre com sabor refinado.
Além disso, toda a família consegue aproveitar de formas diferentes. Enquanto os adultos relaxam ao ar livre, as crianças se divertem nos bancos, balanços e mirantes.
À frente da cozinha, o chef Thiago Abduch prepara alguns dos cortes de Angus que são preferência absoluta: baby beef, bife ancho, picanha, prime rib e Denver. Além dos pratos já tradicionais, nhoques, risotos e massas completam o cardápio. Já a parrillada do mar é um prato diversificado para uma ou duas pessoas.
Endereço: Rua Cap. Antônio Pedri, 408 – Santa Felicidade.
Destaque do estabelecimento
O espaço e, claro, os pratos, já são um sucesso absoluto, mas o Maria Eugênia ainda tem uma carta de drinques assinada pelo bartender Ariel Todeschini. O menu reúne todos os clássicos autorais mais memoráveis, que combinam perfeitamente com os pratos e oferecem ainda mais prazer nos dias e noites no Maria Eugênia.
SEGUNDO LUGAR
Ponto Gin (37,04%)
O Ponto Gin já surgiu como uma referência em coquetelaria na capital paranaense. Gabriel Bueno e Rafael Kyoshi são parceiros à frente do bar e desenvolvem, com excelência, os 13 drinques pensados para o estabelecimento. Na cozinha, quem fica responsável pelos frutos do mar, carnes e pratos vegetarianos que compõem o menu é a chef Júlia Schwabe.
Endereços: Alameda Presidente Taunay, 543 – Batel | Rua Paulo Gorski, 1.309 – Mossunguê.
TERCEIRO LUGAR
DUQ Eat + Drink (12,71%)
O DUQ Eat + Drink foi feito para quem ama a arte da gastronomia, do início ao fim. Imagine um lugar onde é possível acompanhar pratos incríveis, surpreendentes aos olhos e ao paladar, assinados pelo chef Felipe Miyake. O espaço também é uma obra à parte, a começar pela fachada, fruto da criatividade do artista André Mendes. Enquanto aguardam, os clientes aproveitam o amplo lounge e bar apreciando um dos drinques da casa. Além disso, a esquina em que o restaurante fica localizado se tornou uma referência em gastronomia e uma opção certa para sempre surpreender os clientes.
Endereço: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 360 – Centro
Fotos: Kauana Benchtloff, divulgação e reprodução