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PTG 2023 | Prêmios Especiais | Melhor Influenciador de Gastronomia | Mariah Luz

Mariah Luz (41,22%)

Qual seria a sensação de ter uma amiga com as melhores indicações de gastronomia, cultura e compras em cada nova cidade? Há oito anos, os curitibanos têm essa amiga praticamente 24 horas por dia e na palma da mão: Mariah Luz, criadora do @oquefazercuritiba.

O que hoje é um empreendimento que movimenta os setores gastronômico e cultural da capital começou como um projeto durante a faculdade. A formação em Administração na FAE foi uma escolha influenciada pela sua mãe, publicitária, que, na época, era empreendedora em uma loja de roupas. Mariah utilizou suas habilidades para movimentar as redes sociais do negócio e comprovou os resultados com o aumento das vendas.

Mariah veste top Valiserie, blazer Le Lis Blanc, maxi colete Max Mara, calça Bo.Bô, broche Bazaar Fashion e brinco Silvia Doring.

O propósito inicial com o curso foi expandir a marca e atuar também como empresária. No final das contas, as habilidades desenvolvidas ao longo da formação foram utilizadas para alavancar seu próprio empreendimento, que começou como um hobby e, hoje, tem uma relevância compatível com os números. Só no Instagram, são 645 mil seguidores. A tradição em comer bem veio da família. De origem árabe, Mariah sempre esteve próxima de mesas fartas. Porém, foi com o namorado – hoje seu marido –, Felipe, recém-chegado a Curitiba que ela descobriu o prazer de descobrir novos lugares. No início do relacionamento, os lugares dos encontros entre os dois começaram a se repetir. Foi então que ela passou a pedir indicações para amigos, que resultaram em uma lista, que ela fazia questão de compartilhar com mais pessoas.

O perfil cresceu. E não só isso: pode-se dizer que o @oquefazercuritiba acompanhou o desenvolvimento e a consolidação de Curitiba como uma capital gastronômica. “A gente conseguiu mostrar coisas diferentes e legais e despertar a curiosidade das pessoas para coisas novas. Há 10 anos, o curitibano era muito fiel à massa e conseguimos incentivá-lo a sair da mesmice”, comenta Mariah.

Mariah veste conjunto Bazaar Fashion, cinto Bo.Bô e brinco Silvia Doring

Juntamente com o consumidor final, que pode fazer descobertas na sua própria cidade, empresários donos de estabelecimentos fortaleceram seus negócios com essa presença digital. Durante a pandemia, o canal de conteúdo representou um ponto de esperança, especialmente para os menores. Hoje, o perfil do Instagram tem uma série dedicada às “portinhas” que merecem ser descobertas.

Naturalmente, com o passar do tempo, outros perfis com a mesma proposta surgiram. O que poderia ser encarado como ofensivo, ela vê como sinal do próprio sucesso. “É um grande orgulho saber que existem vários outros ‘o que fazer’. Mostra que as pessoas realmente precisavam disso e que a gente inspirou outras pessoas a fazerem a mesma coisa”, afirma a empresária.

Mas o canal de conteúdo nunca deixou de buscar novas formas de se diferenciar. Há quatro anos, o Tour O que fazer Curitiba surgiu como um produto que extrapolou a barreira do digital e passou a oferecer a possibilidade de conhecer os mais diversos restaurantes da cidade por um preço menor do que o original.

A ideia tem tudo a ver com o negócio: reúne mais de 200 estabelecimentos nos quais é possível viver experiências em dobro. Ou seja, ao comprar um prato, ganha-se outro, o que resulta em até 9 mil reais de economia. Agora, o tour também já pode ser considerado uma tradição: todo ano, os curitibanos esperam pela mais recente edição.

Para além da comida

Em 2015, o mercado de influenciadoras de moda já parecia saturado. A ideia de explorar o nicho da gastronomia veio como uma ideia para se diferenciar e acabou por se tornar o grande destaque do perfil criado por Mariah.

No entanto, um movimento natural transformou o perfil, aos poucos, em um guia muito maior, com agenda de atrações culturais, indicações de lojas, lançamentos de empreendimentos e tudo o que, de fato, pode-se fazer em Curitiba. Para Mariah, são “todas as coisas incríveis da cidade que merecem ser compartilhadas” e os planos para o futuro incluem expandir ainda mais esse universo temático.

Junto com a expansão de temas, a imagem e o perfil pessoal de Mariah se fortaleceram. “Comecei a aparecer quando surgiram os stories. Com a evolução, fomos nos aproximando do público e resolvi aparecer e foi natural me tornar também uma marca”. Mesmo consolidada, ela não deixa de consumir conteúdos de diversos nichos como fonte de inspiração para também criar.

De “blogueira” à empresária

“Esse é o maior desafio”, declara. Mariah deixou de ser uma apaixonada por redes sociais para ocupar o cargo de empresária quando percebeu que o crescimento dos canais de conteúdo fez com que ela não desse mais conta de tudo sozinha.

Afinal, esse era um modelo de negócio até então inexistente. A cada novo formato lançado, é preciso reinventar os conteúdos e, principalmente, encontrar a melhor forma de negociá-los. “É sempre uma aprovação. As formas como a gente se reinventou foram o maior aprendizado trazido pelo @oquefazercuritiba”, completa.

Porém, uma das partes mais difíceis de administrar uma equipe foi o processo de compartilhar sua criação com novas pessoas e aprender a delegar funções. “Ainda sou muito controladora. Tudo passa por mim antes, tudo precisa ser aprovado. Estamos trabalhando isso aos poucos. Hoje, entendo que preciso delegar para crescer cada vez mais. Sozinhos, não chegamos a lugar nenhum”, afirma.

Um não, seis!

A garota que se divertia nas redes sociais hoje é a principal responsável por administrar nada menos do que seis perfis. Junto com o seu pessoal, os demais surgiram para suprir as demandas do principal. Siga!

@oquefazercuritiba

O primeiro e principal perfil, com dicas variadas sobre a cidade e posts diários.

@mariahluz

Perfil pessoal da empreendedora, em que ela compartilha momentos especiais e detalhes da rotina.

@touroquefazercuritiba

Página em que são compartilhadas experiências e novidades exclusivas dos estabelecimentos participantes do Tour.

@oquefazercuritibadecora

No perfil, é possível encontrar curiosidades arquitetônicas de curitiba, dicas de compras e cuidados com a casa, além de inspirações.

@oquefazersorteios

A página é dedicada a sorteios de experiências e produtos, além de atualizações sobre as promoções.

@cwbpravoce

Um guia de moda, beleza, bem-estar e serviços em Curitiba. O perfil deu origem a um novo tour de descontos, dedicado à beleza.

Potência em números

8 anos

6 perfis

12 funcionários

947.800 seguidores somados

11.853 publicações somadas

Só mais uma dica!

Se Mariah pudesse escolher um único lugar para indicar a quem nunca veio a Curitiba, qual seria? A resposta é o Dona Chung, um restaurante “raIz” no Bigorrilho, comandado pela dona de mesmo nome, que serve guioza, yakissoba, pão chines, entre outros. O lugar é simples, com mesas e cadeiras de plástico – e o único método de pagamento é em dinheiro, mas tudo o que é servido surpreende.

Chung Sook Rim é coreana e, há seis décadas, adotou o Brasil como casa.

Além do Dona Chuing, Mariah, como uma apaixonada por doces, também faz questão de mencionar a qualidade das padarias e confeitarias curitibanas e diz que hoje está muito focada em conhecer o que há de mais tradicional na cidade – novamente, uma forma de se destacar e fugir do “mais do mesmo”.

O Dona Chung serve guioza, yakissoba, pão chines, entre outros.

Editorial de moda

Produção e direção: Mellanie Anversa

Edição de moda: Chrys Kishida

Styling: Chrys Kishida

Produção de moda: Chrys Kishida

Assistência de moda: Maria Eduarda Wischral

Assistente de fotografia: Prado Júnior

Beauty: Ferreira

Hair: André Nascimento

Modelo: Mariah Luz

SEGUNDO LUGAR

Caroline Grimm (32,45%)

Colecionar habilidades é uma característica própria de Caroline Grimm. Ela é médica e chef de cozinha e leva seu paladar exigente para passear pelos melhores restaurantes ao redor do mundo e especialmente em Curitiba. Segui-la é viver experiências incríveis transmitidas em detalhes. Por meio de textos em sua coluna, papos interessantes em seu podcast e fotos capazes de dar água na boca em poucos segundos no feed. Caroline é uma fonte confiável para escolher o próximo destino para comer bem.

TERCEIRO LUGAR

Dani Machado (26,33%)

A alegria de cozinhar e, claro, comer, vem de família. Mas a vontade de compartilhar tudo nas redes sociais é própria de Dani Machado. Ela faz isso desde 2012, nos primórdios do Instagram. No perfil, ela dá dicas que vão de restaurantes a receitas. Em todos os formatos, ela mostra o que há de melhor no Paraná e também dentro de casa. As mesas postas para eventos com os amigos e família se tornaram um clássico. Além dos posts, ela escreve e conduz um podcast

Fotos: 

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