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PTG 2023 | Prêmios Especiais | Melhor Empresário de Estabelecimento Gastronômico | Beto Madalosso

Beto Madalosso (56,36%)

Figura ilustre da sociedade curitibana, Beto Madalosso é um dos nomes responsáveis por colocar a capital no mapa da gastronomia nacional. Depois de aprender com a família, ele marca presença em diversas frentes de negócio e, de quebra, tem uma presença digital cada vez maior.

O caminho até o triunfo nos negócios gastronômicos foi o mais natural possível. De origem italiana, ele cresceu em uma família que é a responsável pelo maior restaurante da América Latina, o tradicional Madalosso – ponto turístico indispensável de quem vai a Santa Felicidade.

O empresário trabalha desde os 16 anos restaurantes da família. O Carlo Ristorante substitui a antiga Forneria Copacabana.

Chef de cozinha com formação em Administração e pós-graduação em Economia, ele se encontrou cedo entre a cozinha e a gestão. Com 16 anos, Beto começou a trabalhar no restaurante da família. Depois da experiência familiar, ele traçou sua própria empreitada como empresário. Ela começou com a Forneria Copacabana, que veio a se tornar o Carlo Ristorante, voltado às origens italianas.

O último ano de Beto foi especialmente movimentado: além do Carlo e do Madá Pizza & Vinho, ele se dedicou a outros dois projetos recentes: o Trolha, em formato de entrega, que leva o nome de um lanche criado por Beto, e o Sambiquira, um bar despretensioso com tudo o que há de mais típico: porções, feijoada e, claro, muita cerveja.

O Trolha é um prato criado por Beto.

Com os novos empreendimentos, Beto se volta a uma nova proposta, pela qual parece estar cada vez mais apaixonado: ligar a comida com a cultura brasileira. No Sambiquira, por exemplo, a definição do cardápio já veio acompanhada da ideia de um lugar vivo, ao som de música brasileira. Enquanto isso, o Trolha é um lanche rápido e fácil que pode ser acompanhado de bebidas e com toda a operação facilitada por meios digitais.

Destaque do empreendedor

Beto poderia ter se abalado frente à pandemia de Covid-19, que fez 335 mil estabelecimentos fecharem as portas, segundo a ABRASEL. No entanto, o otimismo e a visão a longo prazo fez o chef e também gestor e ver oportunidades nesse cenário. Além de ampliar as vendas no online, o empresário melhorou as estruturas e os processos das equipes. O resultado não poderia ser outro senão o crescimento exponencial.

SEGUNDO LUGAR

Junior Durski (25,23%)

Com um sobrenome de peso quando se fala em gastronomia, Junior Durski fez história no setor ao passar da cozinha para a administração dos negócios. História essa que já tem 24 anos, desde 1999, quando abriu seu primeiro restaurante na capital paranaense. Seis anos depois, em 2006, veio o Madero, que se transformou em uma rede de restaurantes espalhados pelo Brasil.

Depois, veio o Jerônimo Burger para ampliar ainda mais as operações. Ao todo, o grupo tem mais de 200 unidades de negócio. Em seus negócios, o chef busca levar a essência do que aprendeu sobre boa comida e transmitir o mesmo sentimento que tinha na casa em que cresceu, com uma cozinha ampla e mesa sempre farta.

TERCEIRO LUGAR

Clemilda Thomé (18,41%)

Clemilda é mulher realizada em todas as áreas da vida: na família, no cuidado com si mesma e, claro, nos negócios. A empresária é fundadora do Grupo DSS, que, entre outros, conta com empreendimentos na área da gastronomia, como o Con Cozinha Oriental, o Bee.O Café e o Quintal do Porco. Clemilda é a grande responsável por trazer Lênin Palhano de volta a Curitiba.

Ela nasceu em Sapopema, no norte do Paraná, e faz parte de uma família com 15 irmãos. Passou por uma diversidade de funções até colocar em prática a vontade de fazer algo grande. Desde então, ela se guia cada vez mais pela experiência, sabedoria e gratidão, que fazem parte do seu dia a dia.

Fotos: divulgação, Helena Peixoto e Rubens Kato

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