PTG 2023 | Prêmios Especiais | Melhor Chef de Estabelecimento Gastronômico | Lênin Palhano
Lênin Palhano (46,66%)
Lênin Palhano é um chef que coleciona uma diversidade de experiências que fizeram dele um profissional completo, não só na cozinha como, também, na administração de grandes empresas gastronômicas. Ainda assim, ele conserva sua autoralidade e seu talento em proporcionar bons sentimentos por meio da comida.
Em ascensão
Em fevereiro deste ano, o chef anunciou a saída do Grupo Obst., no qual comandava cinco restaurantes, para se dedicar a um novo tipo de gastronomia, guiada pela hospitalidade e sus tentabilidade. A ideia do chef é superar alguns dos grandes desafios da cozinha e proporcionar qualidade a quem consome e também a quem está por trás das operações, prezando por uma dinâmica de trabalho organizada.
A primeira etapa desse projeto aconteceu em Brasília, Distrito Federal. Por lá, Palhano comandou durante quatro meses os serviços gastronômicos do B Hotel. O período rendeu a expertise de trabalhar com um novo mercado fora de Curitiba, com diferentes perfis de consumidores, em uma estrutura robusta de hotelaria.
Em junho, mais uma etapa importante nesse roteiro: a volta a Curitiba, diretamente para o Quintal do Porco, que, além da carne suína, também tem grandes pratos para apreciadores de carne bovina, peixes e frutos do mar. Além disso, oferece uma carta de bebidas que vai do chope ao vinho e inclui coquetéis.
Durante o mês de agosto, o menu do restaurante foi composto exclusivamente de pratos clássicos do chef, do polvo no vapor à rabanada com doce de leite. Depois disso, em setembro, o espaço passou a abrir para eventos de open food que já se tornaram tradicionais e conquistaram o público curitibano.
O convite para esse desafio foi feito pela empresária Clemilda Thomé, presidente da DSS, holding que administra negócios em diversos segmentos, inclusive de alimentação. No Quintal do Porco, Lênin divide a cozinha com a sous chef Sophia Zen.
Trajetória
Lênin é natural de Jataizinho, no interior do Paraná, e começou seu caminho profissional em Londrina, com o curso de Turismo. O interesse pela cozinha veio ao trabalhar em uma rede de fast food durante a faculdade. A formação, agora em Gastronomia, foi concluída já na capital paranaense – e o conhecimento foi complementado com estágios em grandes restaurantes nacionais e da América Larina.
Destaque do chef
A trajetória de 16 anos de Lênin conta com passagem por diferentes e renomados restaurantes, entre eles, o extinto DOP Cucina, Terra Madre, C’La Vie e Nomade. Entre um e outro, ele colecionou prêmios e se tornou um dos chefs mais respeitados e reconhecidos do país. O futuro profissional ainda não está traçado, mas um restaurante próprio faz parte dos sonhos.
SEGUNDO LUGAR
Manu Buffara (33,49%)
Com 16 anos de experiência, Manu já esteve à frente do Alinea, em Chicago, e do Noma, em Copenhague, restaurante eleito o melhor do mundo por cinco anos. E não é para menos: ela leva seu estilo e preserva o jeito sustentável e impecável de cozinhar por onde vai.
No ano passado, ela foi escolhida como a melhor chef mulher da América Latina, depois de uma série de prêmios e reconhecimentos da sua filosofia na cozinha. Em 2011, Manu fundou um restaurante na capital paranaense que leva seu apelido e representa um marco no posicionamento de Curitiba como referência gastronômica. O espaço é conhecido por ser exclusivo e serve cerca de 20 pessoas por noite, com pratos feitos apenas com ingredientes sazonais. Até novembro deste ano, ela comanda o Fresh in the Garden, nas Ilhas Maldivas.
TERCEIRO LUGAR
Felipe Miyake (19,85%)
Neto de japoneses, Felipe Miyake nasceu em São Paulo e foi criado no interior paulista. Tornou-se um exímio conhecedor das cozinhas amazônica, italiana e francesa, além de ter passeado pela confeitaria americana e feito uma temporada na Austrália. Essa diversidade de experiências rendeu a ele um jeito único de cozinhar e respeito no cenário local e nacional.
No La Varenne, comandou, desde 2018, uma equipe com mais de 30 pessoas. Felipe não para e, neste ano, foi eleito para trazer uma novidade a Curitiba: o Duq Eat + Drink, restaurante com uma proposta de unir gastronomia à arte e em que é possível acompanhar o preparo dos pratos pela equipe.
Fotos: divulgação, Helena Peixoto e Rubens Kato