GASTRONOMIA PRêMIO TOPVIEW GASTRONOMIA 2023

PTG 2023 | Prêmios Especiais | Melhor Ação Social Envolvendo Alimentação | Projeto Luz

Projeto Luz (60,67%)

Não é por acaso que o Projeto Luz tem esse nome: sua principal função é levar esperança para quem mais precisa dela por meio da comida. O grupo atende pessoas em situação de rua e famílias de baixa renda em Curitiba que
são expostas à maior privação possível: a falta do que comer.

As arrecadações são feitas pelos meios de comunicação do Projeto. O trabalho dos voluntários é fundamental para manter as atividades

A operação é complexa: são cerca de 50 voluntários, que se envolvem em todas as etapas do processo – preparação de alimentos e das marmitas, transporte, distribuição e organização. O dia a dia de trabalho os transforma em uma verdadeira família, que compartilha, inclusive, os mesmos princípios e sentimentos pelos próximos.

A dedicação é colocada em cada detalhe, da organização ao contato direto com as pessoas. Afinal, é dessa forma que estas se sentem verdadeiramente atendidas.

Da família, criou-se uma rede de pessoas dispostas a fazer o bem. O que começou com a doação de cestas básicas e produtos de higiene se estendeu para ações especiais e chegou até a construção de moradias, em parceria com o movimento nacional Obra Nossa. A visibilidade e a importância do Projeto para a cidade não cresceram à toa.

Além de alimentos, o projeto promove afeto por meio das relações entre voluntários e beneficiados

No comando de toda a estrutura, Luciana Almeida é a responsável por transformar o amor ao próximo em atitudes que, de fato, fazem a diferença. Dona de uma história exemplar, além de atuar nas questões técnicas, ela é encarregada de incentivar os voluntários a se manterem motivados. A dedicação é colocada em cada detalhe, da organização ao contato direto com as pessoas. Afinal, é dessa forma que elas se sentem verdadeiramente atendidas. São sete anos de dedicação, esforço e trabalho duro que se transformam, todo mês, em algo que não tem preço: a satisfação em levar o essencial a quem mais precisa.

Endereço: Rua Comendador Araújo, 891 – Loja 5 – Batel

SEGUNDO LUGAR 

Mesa Solidária (27,13%)

As unidades do projeto estão em regiões com concentração
de pessoas em situação de rua

Promover o impacto na qualidade de vida das pessoas por meio da alimentação: esse é o propósito do Projeto Mesa Solidária. Com a percepção da distribuição de comida nas ruas de Curitiba, a ação se propôs a não só promover refeições como, também, proporcionar um espaço adequado e o conforto necessário para nutrir o corpo e aquecer o coração. Os alimentos vêm de instituições parceiras. A ação, porém, não se limita aos pontos de atendimento principais: são realizadas ações em diferentes pontos de Curitiba e em diferentes épocas do ano.

São disponibilizados espaços para realizar as refeições

 

Endereços: Rua Barão do Serro Azul – Centro | Praça Rui Barbosa, 101 – Centro | Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, 882 – Jardim Botânico.

TERCEIRO LUGAR 

Cozinha Solidária (12,20%)

 

A primeira unidade do projeto foi instalada em local de ocupação

A Cozinha Solidária faz parte de um projeto com extensão nacional cuja proposta é direta e muito efetiva: promover boa alimentação em lugares, períodos e situações em que esse direito é privado. E não só isso: junto com uma refeição balanceada rica em nutrientes, as pessoas alcançadas recebem afeto, fruto do esforço da mobilização coletiva e da vontade de fazer o bem. Em Curitiba, essa é a 21ª unidade – e o espaço em que as refeições são preparadas foi concluído após mais de 30 mutirões, com as doações ajudando a manter a atividade até hoje.

A cozinha funciona a base de doações e mutirões

Fotos: divulgação e reprodução

Deixe um comentário