Conheça os jurados, a metodolodia e o tema do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018!
Sim, o Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018 vem aí! Nesta 3ª edição, a premiação surge com grandes novidades: além de Curitiba, as cidades de Londrina, Maringá, Florianópolis e Balneário Camboriú também vão eleger seus melhores endereços gastronômicos – todos serão divulgados na edição de agosto da revista TOPVIEW. A outra novidade é que a votação será feita em duas fases: na primeira etapa, 22 jurados em Curitiba indicam os três melhores lugares em cada uma das 31 categorias. Nas demais cidades, serão oito jurados. Na segunda fase do Prêmio, os três estabelecimentos mais indicados pelos jurados vão para a votação no site da TOPVIEW e de lá saem os grandes vencedores que serão conhecidos no dia 15 de agosto em uma grande festa.
A metodologia passo a passo
O Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018 acontece em quatro cidades: Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Maringá e Londrina.
Cada cidade tem suas categorias e seus jurados específicos.
O prêmio é dividido em duas etapas:
Primeira etapa (18 de abril a 31 de maio):
Cada jurado vota nas categorias que lhe foram designadas.
Em cada categoria, cada jurado indica os três melhores estabelecimentos.
Em cada categoria, os três estabelecimentos mais indicados pelo jurado tornam-se finalistas.
Em caso de empate, a presidente de honra da comissão do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018, Juliana Vosnika, é responsável pelo desempate.
Segunda etapa (8 de junho a 23 de julho):
Os três finalistas de cada categoria vão para votação online, no site do prêmio.
Agora, é o voto do público que determinará o primeiro, o segundo e o terceiro lugar de cada categoria.
Cada pessoa pode votar uma única vez em cada categoria.
Curitiba
Em Curitiba, são 22 jurados, que votam em 31 categorias, divididas em:
Restaurantes: melhor restaurante asiático, melhor restaurante japonês, melhor restaurante árabe, melhor restaurante ibérico, melhor restaurante francês, melhor restaurante italiano, melhor restaurante com prato executivo, melhor restaurante de frutos do mar, melhor restaurante de carne, melhor restaurante de quilo, melhor bufê de festas, restaurante com melhor almoço de domingo, melhor pizzaria, restaurante com melhor menu fit/funcional e melhor restaurante vegetariano/vegano.
Quitutes: melhor padaria, melhor confeitaria, melhor lugar para comer sanduíche e melhor sorveteria.
Bebidas: melhor bar/boteco, melhor cafeteria, melhor lugar para tomar cerveja artesanal, melhor lugar para tomar um drinque e melhor lugar para comprar vinho.
Todos os 22 jurados indicam estabelecimentos e nomes para as seguintes categorias: melhor centro gastronômico da cidade (local que reúna várias operações de gastronomia), melhor empório/armazém, melhor chef, melhor restauranteur, estabelecimento com melhor serviço, estabelecimento com melhor ambiente e melhor novidade do ano. Neste caso, só valem estabelecimentos abertos entre 1 de agosto de 2017 e 31 de março de 2018.
Londrina e Maringá
São oito jurados, que votam em melhor restaurante à la carte, melhor restaurante de quilo, melhor padaria, melhor cafeteria, melhor bar, melhor sorveteria e melhor pizzaria, em cada uma das cidades.
Balneário Camboriú e Florianópolis
São oito jurados, que votam em melhor restaurante à la carte, melhor restaurante de quilo, melhor padaria, melhor cafeteria, melhor bar, melhor sorveteria, melhor restaurante de frutos do mar e melhor pizzaria, em cada uma das cidades.
Quem são os jurados em Curitiba?
Em Restaurantes, os jurados são: Guido Garcia (fundador da Construtora Monreal), Adriano Tadeu Barbosa (especialista em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo), Marcos Soares (party designer), Leonardo Lazzarotto (CEO da Tailor Media), Mariana Smolka (do @curitibacool), Juliana Vosnika (diretora presidente do MON), André Bezerra (da @TutanoGastronomia), Georgia Guzzo (do @EatingCuritiba), Daniel Katz (fotógrafo) e Carlos Abilhoa (diretor da TIM).
Em Quitutes, os jurados são Silvia Döring (designer de joias), Sandra Kanayama (designer de moda), Mônica Berlitz (fotógrafa e criadora do Clube da Alice), Anielle Neumann (do @CuritibaFood), Alexandra Pryjmak (do @DicasdeCuritiba) e Marian Guimarães (jornalista especializada em Gastronomia). Já em Bebidas, o corpo de jurados é formado por Roberta Busato (designer de moda e criadora do 2Get Sale), Simone Meirelles (jornalista especializada em Gastronomia e editora do blog Comer e Curtir), Marcela Malczewski (cantora), Jessica Belcost (blogueira e influenciadora digital), Thiago Straub (make up artist) e Sérgio Medeiros (do @CuritibaHonesta).
Conheça os jurados do Prêmio em Londrina, Maringá, Florianópolis e Balneário Camboriú.
Novas categorias no Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018
Estreiam nesta edição três novas categorias: melhor restaurante vegetariano/vegano, melhor centro gastronômico e o melhor empório/armazém. Todos os 22 jurados indicam estabelecimentos e nomes para as seguintes categorias: melhor centro gastronômico da cidade (local que reúna várias operações de gastronomia), melhor empório/armazém, melhor chef, melhor restauranteur, estabelecimento com melhor serviço, estabelecimento com melhor ambiente e melhor novidade do ano. Nesse último caso, só valem estabelecimentos abertos entre 1 de agosto de 2017 e 31 de março de 2018.
A editora-chefe da TOPVIEW, Luise Takashina, explica a escolha dos jurados. “A gente contemplou não só jornalistas e influenciadores que cobrem Gastronomia, mas também personalidades da cidade que costumam frequentar os estabelecimentos e conhecer as novidades”. Ela também explica o motivo da divulgação antecipada dos nomes dos jurados: “A ideia é que os estabelecimentos e as assessorias saibam quem são eles para que, se quiserem, possam impactá-los com convite para conhecer suas operações”.
Outra novidade da edição deste ano é que a ex-diretora presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vosnika, além de ser jurada, também foi escolhida pela redação da TOPVIEW como presidente de honra da comissão do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018. Em caso de empate, caberá a ela definir o vencedor com base em “A construção do paladar”, tema deste ano. “Além de ser uma personalidade importante para a cena cultural da cidade, ela foi presidente do Instituto Municipal de Turismo e participou de vários projetos que fomentaram a gastronomia em Curitiba e no Paraná”, justifica Luise.
Os jurados terão até o dia 31 de maio para enviarem seus votos. Os três estabelecimentos mais lembrados em cada uma das 31 categorias entrarão na votação online, que vai funcionar até o dia 23 de julho em nosso site. Os grandes vencedores serão divulgados na edição de agosto da revista TOPVIEW e em uma grande cerimônia, a ser realizada no dia 15 de agosto em Curitiba.
Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018: A construção do paladar
A ideia desta edição do Prêmio é valorizar o paladar dos curitibanos e os jurados foram estimulados a escolher estabelecimentos e pessoas que privilegiem quesitos como inovação, criatividade, qualidade gastronômica, percepção do público, atendimento/serviço e espírito empreendedor, contribuindo para o cenário gastronômico local. “Nós buscamos restaurantes e chefs que valorizem os elementos regionais, mas também estejam atentos para a popularização da boa gastronomia, de novos conceitos gastronômicos, que tenham um olhar internacional e uma busca incessante pelo melhor serviço”, acrescenta o publisher da TOPVIEW, Marcus Yabe.
Prêmio TOPVIEW Gastronomia em outras cidades
Nessas cidades, a divulgação dos grandes vencedores ocorrerá em almoços a serem organizados nas próprias cidades.
Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018: confira todo o regulamento!