Pizza e vinhos italianos: a combinação perfeita
Para comemorar o Dia da Pizza em grande estilo, nada melhor que uma seleção de vinhos italianos. A Evino, e-commerce de vinhos da América Latina, fez uma seleção de vinhos que harmonizam com sabores tradicionais desse prato famoso que, historicamente, teve seu primeiro estabelecimento em Nápoles, em 1930, que se mantém aberto até os dias atuais.
LEIA TAMBÉM: MAGNIFIQUE! Restaurantes Victor têm festival com menu temático francês exclusivo
Em qualquer lugar do mundo é possível achar pizzarias e no Brasil encontra-se um dos maiores mercados consumidores, atrás apenas dos Estados Unidos. Vinícius Santiago, sommelier da Evino, separou alguns rótulos para acompanhar o prato italiano, com vinhos provenientes, também, da Itália.
O San Crispino in Fonteroma, feito com as uvas mais cultivadas da região de Puglia, a Primitivo, é uma das sugestões para a pizza calabresa – sucesso entre os brasileiros. O vinho, feito através de uma produção com selo sustentável, é marcante e encorpado e possui aromas de frutas vermelhas maduras, com leves notas de alcatrão e alcaçuz.
A pizza marguerita, criada em homenagem à rainha italiana Margherita em 1889 e que foi inspirada nas cores da Itália, combina com o vinho Millasso 8 Vites. Segundo o especialista: “Esse rótulo foi feito a partir de um blend de 8 uvas cultivadas na célebre região do Piemonte. Isso porque este rótulo é, mais do que uma mistura de cepas, uma celebração da tradição e inovação que guiam o universo vinícola. Barbera, Dolcetto, Freisa, Bonarda e Albarossa representam a tradição do Piemonte, enquanto Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon dão o toque de inovação. Com 12 meses de amadurecimento em barricas, é um vinho único e exclusivo, reconhecido com premiações de grandes concursos internacionais”, completa Vinícius.
Já para a pizza de frango com catupiry, uma variação brasileira de sabor, Vinicius indica o Castellani Chianti Reserva, um vinho de uma das mais célebres vinícolas italianas: a Castellani, que possui mais de 100 anos de tradição no ramo vitivinícola. Potente e muito equilibrado, o Chianti Reserva tem aromas de ameixas maduras, couro, toques de chocolate, violeta e pimenta preta no final de prova.