Ichigo (Foto: Divulgação)
ESTILO GASTRONOMIA
Ichigo Ichie promove um encontro único com a alta gastronomia japonesa
O lugar tem sobremesas assinadas pelo Pastry Lab e foram criadas especificamente para o Ichigo
Ichigo Ichie é um conceito filosófico japonês que parte da premissa segundo a qual cada encontro é único e jamais voltará a se repetir da mesma maneira, pois tudo e todos estão em permanente mudança. Trata-se de uma postura existencial que convida a desfrutar o presente de forma plena. A partir de agora, Ichigo Ichie é também o nome do mais novo restaurante de alta gastronomia japonesa de Curitiba. A casa abriu as portas na Avenida Sete de Setembro, 5970, no Seminário.
LEIA TAMBÉM: L’Épicerie promove “Uma noite francesa”
A tradição gastronômica do Japão inspira a essência do cardápio, que apresenta exclusivamente pratos à la carte e menus degustação ao estilo omakase. Nas duas modalidades, se propõe a proporcionar encontros memoráveis entre ingredientes especiais, técnica apurada, serviço atento a todos os detalhes e um ambiente sofisticado e aconchegante. Abre para o jantar, de segunda-feira a sábado, das 19h às 23h30. Reservas antecipadas são recomendadas e o contato é o WhatsApp (41) 99896-4928.
A ideia de abrir o Ichigo Ichie nasceu de encontros e reencontros. Os sócios são o casal de empreendedores Lyana Lustosa e Junior Marcondes, que também atuam no Restaurante Maria Eugênia, e o também empresário Alex Tanko Imoto. Eles se juntaram a uma dupla que já atuou anteriormente em parceria, o chef Regis Hideki Shiguematsu e o maitre e sommelier Marcelo Haro.
Cardápio
Criador do cardápio, o chef paulistano Regis conta com uma experiência de 30 anos na cozinha japonesa, tendo passado por restaurantes reconhecidos de sua cidade natal, como Kinoshita e Nakka. Há oito anos ele se mudou para Curitiba, onde foi protagonista da construção de uma nova proposta de alta gastronomia oriental na cidade. Com o Ichigo Ichie, busca revisitar as raízes japonesas.
“Acredito que a maior inovação é resgatar o mais simples, valorizando ingredientes especiais da alta gastronomia japonesa, destacando pescados e frutos do mar premium – muitos deles com fornecimento exclusivo em Curitiba – e tendo muito cuidado em como trabalhar com cada produto”, conta o chef, que iniciou na cozinha aos 16 anos, herdando interesse familiar pela gastronomia – os avós vieram do Japão. “Tanto no balcão como no salão, vamos procurar que o cliente tenha uma experiência conectada com o conceito do Ichigo Ichie: desfrutar de momentos realmente especiais”.
No cardápio, um dos destaques é uma sugestão do chef inspirada no nome da casa. Ela é dividida em dois segmentos. O Ichigo apresenta os seguintes sushis: Atum akami, barriga de salmão, atum com jalapeño, atum com Tobandjan, hamachi, robalo, camarão e tamago. Já o Ichie vem com sashimis especiais: atum ôtoro, robalo, hamachi, polvo e lula. O menu traz ainda entradas, carpaccios, selados, tartares, duplas de sushis e pratos quentes.
Ambiente
O ambiente do Ichigo Ichie foi pensado para ser o cenário ideal para acontecimentos gastronômicos especiais, mas também oferecendo uma atmosfera leve e casual. Em conexão com este ideal, o projeto da arquiteta Karolinna Venturi destaca a marcenaria, que trouxe elementos em tons claros que revestem teto, parte das paredes, bar e sushibar.
São três pavimentos que ocupam a construção, ligados por elevadores e escadas. No primeiro andar fica o salão principal, com a bancada na qual o chef vai trabalhar ao lado de mais quatro sushiman, com oito lugares no balcão além das mesas. No segundo andar, está o bar de drinks, que terá carta assinada pelo premiado mixologista Ariel Todeschini, mais mesas e também uma sala reservada que poderá ser utilizada para eventos. Este último espaço merece destaque especial: tem banheiro privativo e contará com a possibilidade de experiências exclusivas, podendo oferecer menus especiais, por exemplo. Dali se tem acesso a uma bela sacada.
Iluminação indireta, mas não escura demais, e ornamentação com plantas contribuem para que os ideais da filosofia Ichigo Ichie se concretizem no novo restaurante. Esta forma de pensamento, segundo historiadores, tem origem ligada à cerimônia do chá, um ritual milenar da cultura japonesa. O objetivo, tanto na cerimônia como no novo restaurante, é aproveitar cada momento, que acaba sendo uma oportunidade única vida.
Numa época marcada pela dispersão, profusão de informações e falta de sintonia, se desligar da rotina e se reconectar em volta de uma mesa de jantar pode garantir um inesquecível momento de plena e feliz existência. O passado fica para trás, se descarta a ansiedade com o futuro e apenas se vive o presente.