(Foto: Carol Ritzmann)
ESTILO GASTRONOMIA
Latin Oásis: Negrita Bar e Café anuncia novidades no cardápio e na programação
O Negrita Bar e Café, casa de comer e beber com inspiração latina, está com cores, formas e temperos novos. A reformulação atende a um propósito: conectar mais e promover uma recepção ainda mais calorosa. As mudanças podem ser percebidas já na entrada do estabelecimento, onde a calçada parece estar no restaurante, sensação trazida pelas portas de vidro instaladas de fora a fora na fachada do Negrita Bar e Café.
“Antes, a gente recebia os clientes na porta. Agora, ela está escancarada para que entrem. Apesar da novidade, a nova fase é também um resgate de um outro momento que vivemos, de muito calor humano”, explica Patrícia Bandeira, proprietária. O Negrita Bar e Café nasceu na Rua São Francisco, que há poucos anos foi point de quem gosta de comer e beber na rua em Curitiba. A calçada em frente ao Negrita agora também é ocupada por mesas e cadeiras.
E esse re-acolhimento é reforçado, inclusive, pelo horário de funcionamento da casa, recentemente estendido. O Negrita Bar e Café atende das 10h até às 00h, de segunda a sábado, e das 10h às 22h nos domingos, e fica dentro do Botanique Oásis, na Rua Brigadeiro Franco, 1193, no Mercês.
Cardápio do Negrita Bar e Café
O desayuno, típico brunch do Negrita, é servido até às 15h, na parte frontal do Botanique. Uma opção é a Tosta Huevo Mayo, que leva salada de ovo cozido com aioli da casa, endro e mostarda, servida com bacon crocante e folhas de mostarda, sobre pão de fermentação natural. Ou o Sofrito Flamenca, um prato vegano, que mistura refogado com berinjela, espinafre e requeijão de castanha de caju, finalizados no forno, servido com pão de fermentação natural.
Também tradicionais no Negrita são as tapas. Entre as opções estão o Higaditos de pollo, com fígado de frango salteado com alho e gengibre e redução de vinho tinto, finalizado com salsinha; o Boquerones, tradicionalíssimo na Espanha, a conserva de anchova com alho, azeite e vinagre, na versão do Negrita usa manjubinha e harmoniza com chope e vinho branco; e o Palmito ibérico, com palmito de pupunha grelhado e confitado em azeite de oliva, tomate, cebola roxa, alho, azeitona preta e pimentões.
Um destaque é o retorno é o Plato Del Trabajador, o tradicional prato feito do Negrita, que voltou na lista das opções de almoço. Acompanha arroz, feijão, mix de folhas, farofa e uma proteína – é possível escolher entre bife de alcatra, peixe grelhado, frango ou croquetas de camote (com batata doce), essa última é a opção vegana. Custa entre R$ 24,90 e R$ 31,90.
Outra opção no almoço é a combinação de tapas, sempre duas opções e sazonais, como a de Almôndegas de carneiro com queijo feta, semente de girassol e especiarias, molho de tahine, limão e ervas frescas, servidas com guisado de grão de bico, espinafre e tomate rasteiro e couve-flor tostada com molho de tahine, cúrcuma, gengibre e cebola roxa em conserva, gergelim preto e pistache.
Opção para curtir o fim do dia em Curitiba
Para refeições mais intimistas o deck é mais indicado. Uma sugestão da casa é o Arroz de Polvo com a Salada de uva.
Já para dividir em galera, Patrícia indica uma combinação de tapas e drinks: “Uma ideia é começar pela porção Olivas e pelos coquetéis Selector de Frecuencia, Oro de Tontos e Hermanos, que harmonizam muito legal com o Pescado Ibérico, o Bife de Chorizo e o Verdes”, compartilhou. Os clássicos do cardápio também sempre funcionam, como o Pan con tomate, combinados de charcuteria e queijo, croquetas e Papas Bravas.
Mas há opções para todos os gostos. Entre os drinks mais pedidos do Negrita Bar está o Mezcla, uma releitura de Negroni que leva Campari, runs Appleton e Bacardi Prata, Amaro Averna, vermute dry e um refrescante perfume de tintura da Jamaica; o Gonzalito, Pura classe! Leva Gin Yvy Terra, Jerez Tio Pepe e vermute bianco; o Puntos, com gin YvY Mar, Saint Germain, kiwis, limão taiti e espumante brut; e o Guajira, com Pisco Capel, limão siciliano, purê de frutas vermelhas e sálvia.
Além dos coquetéis, o Negrita oferece opções de chope e vinhos.
Buena Vibra do Negrita Bar e Café em Curitiba
Para promover ainda mais o clima de calçada, o Negrita promove a Buena Vibra, discotecagem descontraída. A programação é sempre gratuita, nas sextas-feiras. “Uma ótima pedida para o happy hour, começa cedo e termina cedo. A ideia é começar sentado e terminar a noite dançando”, convida Patrícia.
No leque de convidados estão DJ locais que trazem muito groove, dance music e brasilidade, com repertório eclético. A agenda é compartilhada no Instagram do Botanique (@botaniqueoasis).
Ver essa foto no Instagram
Espaço para fazer home-office em Curitiba
O Negrita também recebe coworkers. Além das típicas mesas do café, com tomadas à disposição, há ainda a opção de trabalhar do deck. O espaço é mais privativo e conta com um atendimento mais discreto: é preciso ordenar os pedidos de comida e bebida no balcão.
Curadoria de marcas locais
A loja de presentes BTNQ oferece opções de marcas independentes, entre elas está a Apoc, Ma Parfum, Dion Ochner, Matheus Veloso, Tá Vivo tá Valendo, Santo Incenso, Amábile, entre outras. É ideal para quem busca um presente de última hora. A BTNQ funciona no mesmo horário do bar.