Além da comida
Você tem alguma memória afetiva envolvendo gastronomia? É quase indiscutível que todo mundo tem uma lembrança envolvendo comida. Pode ser um almoço no domingo com a família reunida, um bolo feito pela avó ou até mesmo só aquele cheirinho de cebola fritando. A gastronomia tem o poder de criar momentos mágicos, unindo pessoas especiais ao redor da mesa. Desde o planejamento das receitas até a preparação dos pratos, cada etapa é uma oportunidade de compartilhar histórias, fortalecer laços e criar memórias que perdurarão por toda a vida.
LEIA TAMBÉM: Para celebrar o Dia dos Namorados, Rosewood São Paulo propõe menus e experiências personalizadas
Por ter essas lembranças em família tão vivas, a empresária e influencer Fran Franceschi mantém até hoje a paixão pela gastronomia e faz de tudo para guardar essas lembranças
também na mente dos filhos. Hoje, Fran encontra muita alegria em preparar as refeições para a sua família e criar momentos preciosos ao redor da mesa. “É um momento muito importante e especial para mim, é uma terapia. Eu amo ver meus filhos dizendo que o meu arroz com feijão é o melhor do mundo.”
Apesar de já ter essa paixão dentro de si, a empresária quis cursar gastronomia durante a chegada da primeira gravidez, um momento em que ela escolheu desacelerar, mas não queria ficar sem uma ocupação. Além de ter muitas memórias relacionadas à gastronomia, ela também sempre busca passar essas memórias para os quatro filhos. “Sem sombra de dúvida, a gastronomia fortalece laços familiares. Quando eu cozinho, algo que foi minha avó que me ensinou, eu ligo para ela para dizer que estou lembrando dela”, conta.
Nos últimos anos, os cursos de gastronomia têm experimentado um aumento significativo de interesse entre aqueles que buscam mais do que apenas habilidades culinárias. Cozinhar deixou de ser apenas uma tarefa e tornou-se uma experiência única, que nutre tanto o corpo quanto o espírito.
A escola de gastronomia Inspirar Gourmet, comandada pelos chefs e sócios Kaue Henrique e Breno Rosa, oferece uma ampla variedade de cursos, que incluem o Home Chef, que tem duração de seis meses e é o mais procurado, e cursos rápidos de risotos, comida mexicana, árabe, cozinha oriental, entre outros. Além disso, a Aula Show, que combina entretenimento e aprendizado, é uma opção muito procurada por casais, famílias e empresas que buscam experiências gastronômicas diferenciadas.
A instituição acredita que o aumento da procura do curso está relacionado à popularização dos programas de gastronomia, que inspiram e despertam nas pessoas a busca pelo conhecimento culinário, seja para aprimorar novas técnicas, explorar ingredientes ou se aventurar na criação de pratos diferenciados. “Nossos cursos oferecem uma abordagem dinâmica, combinando aprendizado focado com momentos de descontração, o que atrai desde entusiastas até profissionais que buscam aprimoramentos”, declaram os chefs Kaue Henrique e Breno Rosa.
Os chefs destacam alguns benefícios proporcionados para quem busca os cursos, que, além de proporcionarem o aprendizado de técnicas com chefs experientes, também oferecem um conhecimento aprimorado do universo, aprendendo mais sobre ingredientes, harmonização, tendências e a possibilidade de surpreender familiares e amigos.
Para muitos, a cozinha é o coração da casa. O piloto de aviões e diretor de um museu de aeronaves clássicas Tide Athayde Jr também compartilha desse pensamento. O piloto sempre ficava de olho quando a avó, as tias e a mãe estavam na cozinha preparando alguma receita. Com o tempo, passou a seguir algumas receitas na internet, que davam certo e rendiam bons elogios. Quando um amigo o chamou para fazer um curso de gastronomia juntos, ele não teve nenhuma dúvida e aceitou o convite. “A cozinha é o coração da casa, tanto para tomar um café ou um chá quanto para fazer um jantar mais elaborado para os amigos. A cozinha atrai isso e fortalece demais essas relações”, conta.
O piloto não costuma cozinhar no dia a dia, mas gosta muito de preparar algo para os amigos e, de preferência, em uma cozinha em que todos possam ficar juntos. “Acho que cozinhar tem que ser assim, batendo papo, tomando alguma coisinha junto e compartilhando o momento com quem gostamos. Cozinhar sozinho na cozinha jamais terá a mesma graça.”
*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.