ESTILO GASTRONOMIA

A combinação do cacau e azeite de oliva

O Brasil é reconhecido pelo seu consumo de Cacau, que cresceu 44% até setembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab)

Segundo a Caobisco (Associação Comunitária das Indústrias de Chocolaterie, Indústrias de Biscuiterie da Europa), o Brasil é o 3º maior mercado de chocolates do mundo e o preço da amêndoa brasileira é pautado pela bolsa de valores de Nova York.  A qualidade do nosso chocolate começa na escolha certa dos ingredientes – e vai além da qualidade da sua principal matéria-prima para o sabor ser exclusivo.

É o que a Flè Cacau & Oliva, marca de Curitiba, tem feito com as suas criações, que levam um ingrediente um tanto quanto incomum para quem é chocólatra: o azeite de oliva.

(Foto: divulgação)

Esse ingrediente também é uma estrela que cada vez brilha mais em solo brasileiro. Chamada de árvore da vida, uma oliveira demora em média 3 anos e meio para produzir suas azeitonas, atingindo seu vigor de produção aos oito anos e indo até o 50 altamente produtiva. Para que o azeite seja de extrema qualidade, são necessários alguns fatores, como ao menos 200 horas anuais de temperaturas abaixo dos 10°C, solo pedregoso, inclinado e muito sol. Esses fatores, fazem da Serra da Mantiqueira – uma cadeia montanhosa que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – apta para a produção de azeite de oliva brasileiro e parceira das criações da Flè.

Segundo Tamira Gallucci, sócia-proprietária, “a Flè nasceu com o propósito de criar chocolates artesanais a partir de ingredientes naturais e livres de aditivos. Nossos chocolates são preparados com azeite de oliva extra virgem orgânico, uma grata substituição às gorduras da confeitaria tradicional, o que oferece uma qualidade única e benéfica aos nossos produtos. Aproveitamos o açúcar do próprio chocolate e das frutas orgânicas utilizadas, e quando necessário lançamos mão da doçura do néctar e do açúcar de coco orgânico”.

Os ingredientes são 100% sem glúten e alguns chocolates são produzidos também sem lactose e de forma vegana.

(Foto: divulgação)

A marca foi impulsionada depois de ganhar um concurso promovido em Curitiba entre o Pátio Batel e a escola de Gastronomia do Centro Europeu, permanecendo com uma loja aberta ao público por alguns meses, o que trouxe para ela o conhecimento necessário para trabalhar sua identidade de marca, aumentar sua produção e também atender diretamente o público – antes, suas operações eram destinadas somente ao universo corporativo. Com a pandemia, a empresa focou seus esforços no online e hoje atua com entregas em todo Sul e Sudeste do país.

No formato de unir o azeite de oliva ao cacau, a Flè Cacau & Oliva é a primeira no país, prometendo inúmeras possibilidades para os dois mercados em diferenciais que reforçam o reconhecimento brasileiro em combinar ingredientes que aparentemente não se aproximam, mas que juntos explodem em novos sabores.

(Foto: divulgação)

Para a Páscoa, uma combinação será idealizada pela empresa, adicionando cafés absolutamente selecionados e resultando em sabores como o Ovo de Páscoa sabor Pistache. Para acompanhar e ficar atento a essa combinação, basta conferir o Instagram da marca

Deixe um comentário