ESTILO

Gastronomia é cultura

Alguém pode dizer que as receitas de um povo não fazem parte da sua cultura? Ou a maneira como come, os ingredientes que usa, as festas voltadas à comida?

Qualquer uma dessas afirmações soaria ilógica. Mas a lei brasileira comete essa, digamos, insensatez. Projetos ligados à gastronomia brasileira não podem receber o incentivo da Lei Rouanet.

Para mudar essa realidade, o Instituto ATÁ, criado pelo chef Alex Atala, está promovendo um abaixo-assinado pela aprovação do Projeto de Lei 6562/13 no Congresso Nacional. Atualmente em análise na Câmara dos Deputados, o PL incorpora a gastronomia à Rouanet.

Para pressionar a votação, o Instituto promove a campanha “Gastronomia é Cultura/Eu Como Cultura”, com o objetivo de recolher um milhão de assinaturas em um abaixo-assinado.

 

BENEFÍCIOS

– Empresas e pessoas físicas poderão doar ou patrocinar, pesquisas, acervos e publicações relacionadas ao tema, com dedução no Imposto de Renda

– Ingredientes e receitas poderão ser descobertos e preservados. Na Europa, por exemplo, queijos e embutidos conseguiram sobreviver à imposição sanitária e tornaram-se patrimônio cultural de países como Espanha, França e Itália.

 

PARTICIPE

Para assinar
Aqui você tem acesso ao PDF com o documento para a assinatura, que deverá ser enviado à caixa postal do Instituto ATÁ, nº 72370, CEP 01427-970.

Para compartilhar
Com a hashtag #eucomocultura, os internautas podem expressar por meio de uma foto de um prato escrito o nome de ícones da gastronomia nacional e regional, ou mesmo ingredientes típicos que estão acostumados a consumir no dia-a-dia e que consideram parte da cultura brasileira.

A ideia é que cada um lance o desafio a três amigos para espalhar a notícia! Essa mobilização chamará ainda mais a atenção para o tema, contribuindo para a difusão da campanha em todas as esferas da população.

Nós aqui da TOP VIEW já fizemos o nosso. Escolhemos o típico barreado. E você?

 

 

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