Espetáculo em homenagem à Rainha dos Parangolés chega a Curitiba
O cantor Marcos Sacramento – considerado pela crítica musical uma das melhores vozes da atualidade – e o violonista Luiz Flávio Alcofra apresentam em Curitiba o espetáculo Aracy de Almeida – A Rainha dos Parangolés, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro na CAIXA Cultural Curitiba.
O musical é uma homenagem ao centenário de uma das maiores cantoras de samba dos anos 30, Aracy de Almeida, também conhecida como “O Samba em Pessoa”, e tem clássicos da música brasileira, principalmente de Noel Rosa, de quem Aracy foi a principal intérprete.
Misturando música e pequenas histórias, o espetáculo “A Rainha dos Parangolés” revive as múltiplas facetas da artista (1914-1988). A trajetória da homenageada, que se consagrou na história da música popular brasileira como uma estilista do samba, é contada durante os 70 minutos de musical.
Marchas carnavalescas como “O passarinho do relógio” e “A mulher do leiteiro” (ambas de Haroldo Lobo / Milton de Oliveira), os sambas “Fez bobagem” (Assis Valente) e “Camisa amarela” (Ary Barroso), além de canções de autoria de Noel Rosa, a exemplo de “Coisas nossas”, “Último desejo” e “O orvalho vem caindo” estão no repertório.
O título do evento faz referência aos parangolés criados pelo artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980), uma espécie de capa que possibilitava novas identidades a quem a vestia. “Aracy de Almeida também era, por natureza, uma artista multiplicante e provocativa”, explica Hermínio Bello de Carvalho, amigo pessoal de Aracy e roteirista do espetáculo.
Serviço
Aracy de Almeida – A Rainha dos Parangolés – com Marcos Sacramento (voz) e Luiz Flávio Alcofra (violão).
Concepção e roteiro: Hermínio Bello de Carvalho.
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 17 a 19 de fevereiro de 2017 (sexta-feira a domingo)
Horário: de sexta-feira a sábado, às 20h, e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 11 de fevereiro (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)