ESTILO

Especial Foz do Iguaçu: O encontro das nações

O marco das três fronteiras permite ao turista uma visita a três países diferentes em um único momento

Visitar o marco das Três Fronteiras é conhecer um dos lugares mais encantadores do sul brasileiro. O local une três países — Brasil, Argentina e Paraguai —, uma visão espetacular das fronteiras e uma cultura riquíssima, além de uma geografia singular entre nações. De Foz do Iguaçu, onde está instalado o Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras, o visitante tem à disposição uma excelente infraestrutura, com diversas atrações, gastronomia regional, ambientação histórica, curiosidades e conforto e segurança para passear, contemplar e viver o lugar.

Se na frente do Marco há um espetáculo natural proporcionado pelo Rio Paraná e pelo Rio Iguaçu, na Praça das Três Fronteiras, o visitante tem diariamente a oportunidade de celebrar a magia da fronteira com o espetáculo das águas, das luzes e da história. Do obelisco brasileiro, fixado há mais de 100 anos com as cores da bandeira do Brasil, o visitante tem a oportunidade de fazer uma imersão na história do país e do continente. Luzes e águas em volta do monumento transformam essa referência em uma atração viva, pulsante e envolvente.

A arquitetura do local, por sua vez, é inspirada em um importante evento histórico e social do Brasil, as Missões Jesuíticas. Na época da colonização no país, padres jesuítas realizavam missões para batizar e evangelizar os nativos da região. As Missões Jesuíticas, como eram chamadas, formaram grandes civilizações na região em que, hoje, se encontram-se o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

As missões foram realizadas pela Companhia de Jesus e, nesse processo, foram erguidas grandes estruturas, no tamanho de cidades, pelos índios catequizados. Essas construções foram destruídas pelos portugueses e bandeirantes tempos depois. Essa época pode ser relembrada em reduções e resquícios das estruturas espalhadas pela região do Marco das Três Fronteiras. Das 30 reduções jesuíticas identificadas no Cone Sul, sete estão no leste do Paraguai e 14 no norte da Argentina, perto da fronteira com Foz do Iguaçu. 

Dicas para turistar nos três países 

FESTAS DE ARTESANATO E ALIMENTOS
Realizada há mais de 40 anos, a Fartal é uma festa que reúne produtores da agroindústria familiar de várias regiões do Paraná.

ECOTURISMO
A cidade tem locais que são verdadeiros santuários ecológicos, com mamíferos e aves de diversas espécies, cenários incríveis para a prática de esportes radicais em meio à natureza.

ROUPAS CONFORTÁVEIS
Por ser uma cidade quente e pelo fato de que, na maioria dos pontos turísticos é preciso caminhar, é importante estar com roupas leves e confortáveis. Tênis e bermudas são sempre ótimas opções.

ESPETÁCULOS FOLCLÓRICOS
Devido à sua diversidade cultural, a cidade tem vários estabelecimentos, sobretudo casas de shows e eventos, além de churrascarias que promovem apresentações de dança das mais diversas etnias.

*Caderno especial Foz do Iguaçu publicado na edição #250 da revista TOPVIEW e apresentado por Itaipu Binacional.

Deixe um comentário