Duas novidades gastronômicas em Curitiba
A Top View foi avaliar a mais nova pizzaria da cidade e provar os lançamentos no menu do clássico Café Zürich — na mesma noite. Sorte que tudo se mostrou delicioso.
Café Zürich
Um dos mais tradicionais da cidade, o café tem clientes fiéis desde os tempos da Confeitaria Zürich, nos anos 1980, como as senhorinhas que se reúnem religiosamente para o chá da tarde, ou frequentadores mais recentes porém não menos apegados aos clássicos da casa: o strudel, a torta de damasco com castanha, a coalhada natural, o bolo de brigadeiro acompanhado por café. Ah, se forem excluídos do cardápio…
A reformulação do menu respeita o desejo dos clientes, mas enfatiza a vocação do Zürich para oferecer refeições a qualquer momento do dia, do café da manhã ao jantar, passando por um almoço tardio. Há sanduíches saborosíssimos para um lanche de fim de tarde, como o de carpaccio, rúcula e molho pesto na ciabatta, com recheio farto e pão impecável, ou o delicioso croque monsieur, agora aprimorado no molho e no queijo. Há ainda uma variedade de quiches, saladas e sopas.
Entre as novidades, a crepe de carne seca acompanha salada e é uma refeição por si. Entram também sodas italianas, petit gâteau de doce de leite e chocolate, sanduíche de queijo brie com geleia de damasco, um cardápio de cervejas estrangeiras e o novíssimo drip coffee, da fazenda mineira Santa Mônica. Trata-se de uma dose individual de café, cuja embalagem em si é um coador, e pede apenas água quente. O processo é mais rápido do que o de uma french press, por exemplo, sendo ideal para os clientes com poucos minutos para tomar um café antes da sessão de cinema.
Novidades à parte, o cardápio também foi reformulado com a intenção de seduzir o público acostumado a pedir seu clássico predileto. Agora, muitos descobriram, por uma foto apetitosa no menu, o strudel de maçã completo, acompanhado por sorvete e creme. São novos e bons ares para a receita tradicional do Zürich, de massa levíssima (mais delicada que a folhada) e que usa um tipo específico de maçã, num dos melhores strudels da cidade. Nesse, ninguém mexe.
Café Zürich: Al. Dom Pedro II, 255, Batel (Shopping Novo Batel). (41) 3232-8289. De segunda-feira a sábado, das 11h às 21h; domingo, das 15h às 20h.
Rigani Pizzeria
Em 2002, numa garagem em Imbituva (PR), o casal Oneivo Bertussi e Larissa Bastos começou a operar um delivery de pizza. Eles expandiram para Ponta Grossa e agora chegam a Curitiba, com uma nova marca. A Rigani oferece 73 sabores de pizza, que se destaca pela massa leve e crocante (feita ali mesmo, por Larissa), bons ingredientes e recheio generoso.
Brie com geleia (de pimenta e de damasco), Atenas (mozarela, presunto parma e pedações de queijo feta) e Banana Nevada (mozarela, creme de leite, banana, canela e claras em neve ao forno) são diferenciais do menu, com opção de massa integral, em três tamanhos.
No restaurante, que tem clima agradável para confraternizações, as pizzas são servidas sobre uma pedra mineira que preserva o calor e a crocância. O site tem boa estrutura para pedidos delivery, intuitivo e bem ilustrado, mas o ambiente familiar, com Oneivo no salão e Larissa garantindo o sabor, pede uma visita.
Rigani Pizzeria: Av. Vicente Machado, 2.086, Batel. (41) 3343-7777. De terça-feira a domingo, das 18h30 às 23h30.