Drinks para brindar 2017!
Cinco bartenders, entre os melhores do Brasil, indicam as principais tendências da coquetelaria para a próxima estação e compartilham dicas e receitas para colocá-las em prática nas festas de fim de ano
Diego Bastos
Headbartender do Officina
Restô Bar, em Curitiba (PR)
“Na minha visão, a próxima estação servirá para consolidar coquetéis com uma pegada de menos álcool. A utilização de vinhos e licores mais frutados é algo em que tenho apostado bastante, e agora estou desenvolvendo uma carta que parte diretamente para esse lado: menor teor alcoólico, destilados como gim e utilização de vinhos reduzidos e/ou fortificados com alguma erva ou especiaria. O coquetel que indico com esse conceito é o Officina, que leva em sua composição cachaça Weber Haus Amburana, vinho Portillo Rosé reduzido com pimenta sichuan (chinesa), ácido cítrico, clara de ovo pasteurizada e grenadine. É refrescante e com uma textura aveludada, além de um paladar que passa por notas de caramelo e baunilha, e uma nota picante delicada.”
Luciano Melo Guimarães
Sócio-proprietário da Cocktail
Brasil, empresa sediada em Recife (PE) e especializada em treinamentos, cursos
e consultoria.
“Nessa próxima estação vamos passar por uma onda grande de insumos nacionais, desde a nossa cachaça até o nosso próprio gim, que está vindo por aí. Drinques refrescantes e práticos de fazer, insumos frescos (como frutas tropicais), dentre outros botânicos nacionais, como folhas de pitangueira. Mas sem abrir mão do gelo artesanal e do toque especial da assinatura de cada bartender.”
Gim Tônica
Ingredientes:
• 50 ml de um bom gim nacional;
• 150 ml de água tônica;
• duas fatias de laranja Kinkan;
• uma folha de capim-santo;
• um cubo de gelo.
Modo de preparo:
Coloque o gelo em uma taça Balão. Adicione a água tônica, o gim e finalize com as lâminas de laranja e o capim-santo.
Igor Bispo
Proprietário do Tiger Cocktails,
no Distrito 1340, em Curitiba (PR)
“A próxima ‘tendência’, em termos de técnica, vai ser uma continuidade dos rituais de preparo, ao mesmo tempo com execuções mais simples – coquetéis complexos, mas com menos ingredientes. Em termos de insumos, está se mantendo a onda de ingredientes artesanais, produzidos no próprio bar. Ainda estamos descobrindo muitas coisas novas aqui do Brasil, e isso é incrível para valorizar nossos produtos e profissionais. Em termos de bebidas, acho que teremos uma popularidade da cachaça, do bourbon e do uso de vinhos em coquetéis.”
Alice Guedes
Carioca, é bartender
da Florería Atlántico,
em Buenos Aires (Argentina)
“Numa festa de fim de ano, eu iria querer agradar todo mundo. Então, a minha sugestão é montar uma mesa com vários insumos, e cada convidado escolhe e monta seu drinque conforme o paladar. O espumante é sempre o mais usado nessas ocasiões, e casa muito bem com insumos simples, como sucos e alguns xaropes que podem ser feitos facilmente em casa. As possibilidades são infinitas e com certeza vai ser uma festa muito divertida.”
Sugestões
Sucos: laranja, limão siciliano, maracujá.
Xaropes: use dois quilos de açúcar para um litro de água. Para dar o sabor que quiser, basta misturar a fruta, chá ou especiaria, como hibisco e camomila.
Marquinhos Felix
Bartender do Bar., em São Paulo (SP), é campeão da etapa nacional do campeonato de coquetelaria World Class 2016.
Fruit Layers
Ingredientes:
• 50 ml de gim Tanqueray Ten;
• 15 ml de licor Saint Germain;
• 25 ml de suco de limão;
• 25 ml de Cointreau;
• 1 ramo de manjericão;
• 70 ml de água tônica;
• 15 ml de vermute Carpano Antica Formula;
• fatias de lima, limão, laranja, maçã e maçã verde.