Documentário sobre Jaime Lerner estreia em setembro
Depois de acompanhar por três décadas um dos urbanistas brasileiros mais respeitados no mundo, Carlos Deiró lança em setembro o “Jaime Lerner – Uma História de Sonhos”, que chega aos cinemas em 08 de setembro, pela Pandora Filmes.
Deiró é um dos amigos mais próximos de Lerner e, por isso, captou nas últimas três décadas registros de diferentes fases da vida do urbanista. “Acompanho a trajetória dele há muitos anos, registrei quase todas as inovações propostas por ele como soluções para as cidades”, afirma.
Aos 78 anos, Lerner segue ativo em projetos de soluções para cidades. Atualmente, comanda o projeto da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi chamado por Mauricio Macri, presidente da Argentina, para palpitar sobre o plano dos hermanos, estreou na criação de mobiliário, com a namoradeira ‘Duo’ e ainda lançou uma startup de troca de soluções urbanísticas batizada de ‘Cloud Cidades’.
Em 1990, recebeu o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente, conferido pela United Nations Environment Programme (UNEP), em Nova York. Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). No documentário, é elogiado por Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.
A simplicidade do urbanista chamou a atenção até do cineasta Francis Ford Coppola, que visitou Curitiba para ver de perto o efeito do entorno na vida dos moradores. “Se uma cidade é boa para as pessoas, então as pessoas seriam boas umas com as outras?”, questiona Coppola, encantado com as soluções incomuns e eficientes do arquiteto.