Diretor de criação do Facebook fala sobre ‘Criatividade Coletiva: Conteúdo, Marcas e Inovação nas redes sociais’ em workshop
Diretor Global de Criação, Marketing e Negócios do Facebook, o publicitário brasileiro Fabio Seidl acredita que, assim como aconteceu com publicitários e criativos, agora é a vez de criadores e produtores se reinventarem. O motivo? As mudanças tecnológicas e no perfil dos consumidores nos últimos anos, além da escassez de recursos públicos, tornam cada vez mais importante que conteúdos de marca sejam desenvolvidos a partir do perfil da audiência, buscando um maior engajamento do público.
Seidl é um dos conferencistas do Workshop Internacional Escola de Séries, evento que acontece entre 7 e 15 de dezembro em formato online e que tem como foco a capacitação e qualificação de criadores e produtores de séries audiovisuais. O encontro está dividido nos eixos criação, negócios e inovação e traz uma programação repleta de palestras, master classes e sessões de pitching ao final do período.
Para o publicitário radicado nos Estados Unidos, “se marca e conteúdo estão ligados de maneira relevante, natural, e acima de tudo, criativa e inovadora, o público recebe bem, interage e amplifica. Se pararmos para pensar, estamos vivendo um novo tempo. O público segue e se engaja nas redes sociais, um ambiente em que encontra, num mesmo lugar e sem distinção, amigos, pessoas novas, marcas, conteúdos e movimentos que o inspiram. Por isso ser relevante e inovador é fundamental”.
Segundo ele, o caminho para atingir o público é aproveitar as novas plataformas e canais que vêm surgindo, investir na diversidade e cada vez mais em novos formatos inovadores, o que faz com que a audiência embarque no seu projeto com você. Um ambiente perfeito para isso são as redes sociais: “As redes sociais pertencem à diversidade. É um espaço democrático, de grande alcance, onde quem nunca teria voz pode ser lido, ouvido, assistido, seguido, pode gerar conversas, inspiração, criar conteúdo e cultura. E tudo isso usando novas ferramentas e as novas linguagens: stories, stickers, reels, realidade aumentada, longo formato no IGTV”.
O premiado criativo é responsável por campanhas para marcas como Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, esta última para a qual desenvolveu recentemente uma campanha que investe na força coletiva da audiência enquanto público engajado:
“A nova campanha global do Instagram, por exemplo, promove o que estamos chamando de ‘criatividade coletiva’. Estamos mostrando para o mundo como marcas, agências, público e criadores que representam diferentes culturas e disciplinas podem interagir de forma dinâmica. O resultado são ideias que vão além de um anúncio ou de um conteúdo convencional. Pode ser uma experiência 3D, pode ser um filtro que reage a um produto, pode ser uma história em quadrinhos em que o público é o personagem. E como cada vez que você abre o Instagram tem sempre algo novo que pode servir de inspiração, essa criatividade coletiva praticamente não tem limite”, explica ele.
Mais informações e as inscrições para o Workshop Internacional Escola de Séries no site.