Dicas para um inverno aconchegante
A época mais fria do ano chegou com tudo, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. E para nós, acostumados ao clima tropical, qualquer dia com menos de 20ºC já é motivo para pedir aquela sopa, tirar a manta preferida do armário e curtir um filme no conforto do nosso lar. Para aqueles que precisam dar uma repaginada no seu cantinho ou querem opções práticas de aquecimento, a MadeiraMadeira separou uma série de dicas e produtos. Confira!
Iluminação que esquenta
Luzes amareladas trazem uma sensação de conforto e calor maior do que as lâmpadas brancas. Por outro lado, a luz branca é mais potente e pode funcionar melhor para leitura e desempenho de outras atividades visuais. Assim, a saída é apostar em luminárias e abajures com lâmpadas de filamento, por exemplo.
Aquecimento
Para os mais friorentos, tem dias que nem todos os cobertores de casa são suficientes. Nesses casos, investir em algum mecanismo de aquecimento pode ser a melhor ideia. “Não faltam opções no mercado, tem para todos os gostos e bolsos”, conta Isabela Caserta, designer de produto da MadeiraMadeira. “É possível encontrar aquecedores elétricos, a óleo e até lareiras portáteis que costumam funcionar com álcool”, explica a especialista.
Para quem sofre com a água gelada saindo das torneiras, há aquecedores elétricos específicos para elas que custam cerca de R$ 150,00.
Materiais que atenuam o frio
Uma das vantagens dessa época é poder tirar aquele tapete lindo do armário e esticá-lo no chão da sala, mas não é só isso que dá pra fazer quando o assunto é aconchego. Se o seu sofá é revestido por tecidos mais “gelados” como courino, vale investir em uma manta ou capa de lã, veludo ou microfibra . O mesmo vale para as almofadas.
Agora, se você está construindo ou reformando em uma região predominantemente fria, a madeira pode ser uma grande aliada. Esse isolante térmico natural e super versátil vai muito bem nas paredes e, claro, no piso. Outras opções de pisos mais quentes são o vinílico e, para os mais radicais, o carpete.
Cores quentes
Seguindo a mesma lógica da iluminação, as cores do ambiente também influenciam na sensação de temperatura. Aposte em tons de vermelho, laranja e amarelo, que mesclados à cores neutras trazem uma decoração equilibrada e de muito bom gosto.