CULTURA CINEMA

Dia Mundial da Educação: Conheça 6 documentários sobre a temática para assistir

Para ampliar a discussão sobre a realidade da educação no Brasil, nós selecionamos seis produções audiovisuais nacionais. Confira!

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Educação, uma data que foi estabelecida há 21 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial. Próximo a marca de um ano da pandemia de Covid-19 no país, conseguimos visualizar o impacto da doença na vida de professores, gestores e estudantes e as desigualdades educacionais por todo o Brasil. 

Apesar do agravamento devido ao coronavírus, os problemas de educação não são novidades. Cada uma das regiões do país possui realidades diferentes e um histórico de barreiras a serem enfrentadas. Para te ajudar a ampliar a discussão sobre a educação no Brasil, nós selecionamos seis produções audiovisuais, entre documentários e séries sobre a temática. Confira!

1. Segunda chamada (2019)

Realista e muito intensa, a série brasileira conta a história de estudantes jovens e adultos do ensino noturno de uma escola e faz um retrato fiel da precária situação da educação pública em consonância com a determinação de professores, diretores e toda a comunidade escolar em mostrar a alunos de diferentes perfis o poder de transformação social da educação.

2. Carregadores de sonhos (2010)

Em 2009, o cineasta baiano Deivison Fiuza tinha um grande desafio em suas mãos: retratar a rotina e a vida de quatro professoras de escolas públicas do interior do Sergipe, mostrando as dificuldades do magistério em um sistema educacional precário como o brasileiro. Além de escancarar os problemas estruturais das escolas do país, Carregadoras de Sonhos aborda temas como transporte público, pobreza e abandono familiar.

3. Mitã: Criança Brasileira (2013)

‘Mitã’ significa criança, na língua guarani. Inspirado nos estudos da educadora Lydia Hortélio, o filme busca caminhos para a reinserção da infância em meio à natureza e ao convívio das crianças entre elas mesmas. “Favorecer o desenvolvimento da cultura da criança”, como defende Hortélio, trazendo os quintais, a terra e as plantas ao convívio de jovens criados em meio aos playgrounds dos condomínios fechados. 

4. Nunca me sonharam (2017)

O foco do documentário é mostrar o cenário do Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras a partir, principalmente, da visão dos estudantes. Professores e diretores também fazem relatos sobre o tema. Além de questionar o papel da escola na formação de jovens, o documentário destaca a importância da educação e os desafios e expectativas que rondam quem está de alguma forma envolvido nessa realidade. 

5. Atravessa a vida (2020)

Atravessa a Vida é um retrato dos esforços e das dificuldades do ensino público brasileiro, com alunos e professores muitas vezes desestimulados e profissionais sobrecarregados, não medindo forças para seguir em frente. E é também um recorte íntimo de uma fase complexa na vida de adolescentes, principalmente os de baixa renda que, cercados por falta de apoio, famílias desestruturadas, instabilidade emocional e financeira, sofrem ainda com a pressão de decidir, aos 17 anos, o destino de suas vidas.

6. Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras (2012)

A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva apesar das influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. O registro todo gravado em Guarani na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina, no sul do Brasil, comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade são palavras que traduzem “a luz” dos Guarani no seu processo de educação.

Deixe um comentário