Dia das mães à distância: Tecnologia aproxima amigos e família durante o isolamento social - TOPVIEW

Dia das mães à distância: Tecnologia aproxima amigos e família durante o isolamento social

Separamos algumas ferramentas que antes eram utilizadas especialmente para reuniões a distância e agora estão servindo também para matar a saudade da família e amigos

25 0
Compartilhe

Durante a pandemia do novo coronavírus, o que antes era de uso quase exclusivo das empresas para reuniões à distância e ligações com clientes, atualmente ganhou uma nova função: aproximar quem está longe durante o período de isolamento social. Talvez, até então, muitos não tinham ouvido falar ou desconheciam a existência de ferramentas como FaceTime, Hangouts, Skype e House Party, porém, hoje, essas e outras alternativas estão sendo utilizadas para aproximar quem está longe. Do almoço de domingo em família ao happy hour com os amigos, conheça algumas ferramentas gratuitas para facilitar os encontros!

FaceTime
O FaceTime é um aplicativo da Apple que faz chamadas de áudio e vídeo para quem tem iPhone, iPad, iPod touch ou Mac. Pelo fato das ligações serem feitas pela internet e não pelo aparelho, vale priorizar o uso do Wi-Fi quando quiser falar com alguém por muito tempo.

Houseparty
O Houseparty é uma rede social que permite bate-papo em grupo por vídeo e pode ser acessado por celular ou desktop dos sistemas Android ou iOS. Os usuários recebem uma notificação quando os amigos estão online e disponíveis para o bate-papo por vídeo em grupo e podem até se divertir com os jogos disponibilizados na plataforma.

Skype
O Skype oferece a opção de fazer chamadas em áudio e vídeo gratuitamente. Para usar, basta baixar o serviço no celular ou criar uma conta pelo próprio desktop e adicionar as pessoas que também tenham Skype. O recurso permite chats com múltiplos contatos e só precisa de conexão com a Internet para funcionar, sem gastos extras.

Hangout
O Hangouts Meet é uma plataforma de comunicação desenvolvida pelo Google. O sistema permite a troca de mensagens instantâneas, chat por vídeo, envio de arquivos e fotos e, também, a realização de chamadas. O Hangouts é ideal para iniciar um bate-papo ou videochamada; fazer chamadas telefônicas usando Wi-Fi ou dados móveis e enviar mensagens de texto para um número de telefone do Google Voice ou Google-Fi.

Empresas estão aderindo às ferramentas online

Mesmo que as ferramentas de contato online tenham se popularizado entre grupos de amigos e familiares, as empresas têm investido ainda mais nesses serviços para manterem seus trabalhos internos e externos. A GT Building, uma das principais incorporadoras imobiliárias de Curitiba, por exemplo, recorreu ao Google Hangouts Meet para realizar atendimento por meio de vídeochamada e transmissão ao vivo para apresentar os empreendimentos da empresa.

Rodolfo Baggio Pereira, um dos diretores da companhia e responsável por treinar os corretores para o trabalho remoto, afirma que essa solução encontrada tem se mostrado muito efetiva com os clientes.

“Desde que tivemos de aderir ao home office e mudar nossa forma de atendimento, já falamos com cerca de 100 interessados em comprar imóvel e negociamos milhões de reais em vendas, o que é quase proporcional ao que acontecia presencialmente. A partir disso, a gente entende que o atendimento remoto pode se tornar uma modalidade real mesmo quando a pandemia passar”, ressalta.

De acordo com o Ebit Nielsen, referência em informações de e-commerce no Brasil, as áreas de informática e casa e decoração são duas das que mais contribuíram para o faturamento online durante o período de 31 de março a 6 de abril (22,3% e 23,5%, respectivamente). Além disso, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e pelo Movimento Compre & Confie (Abcomm) aponta que as vendas online de categorias de bem de consumo cresceram mais de 100% em fevereiro e março se comparadas ao mesmo período de 2019.

In this article

Join the Conversation