6 destinos exóticos no mundo para se sentir um explorador
Antártida, por Felipe Soifer
Diretor de marketing do La Varenne
“A Antártida é o lugar mais seco, mais branco, mais ventoso e mais frio do mundo. Só por isso, já vale a pena a visita. Em janeiro deste ano, fui com o propósito de escalar o Maciço Vinson – a maior montanha de todo o continente, localizada a 4.892 metros acima do nível do mar. Foram 10 dias sem noite, cama, banheiro e cozinha. Mas com visuais inesquecíveis e muitas reflexões. Sair da zona de conforto em um lugar tão extremo quanto exótico faz você se conhecer muito mais e valorizar até as coisas mais simples da vida. Visitar uma colônia de pinguins-imperadores ou a marcação do Polo Sul geográfico são alternativas legais e menos radicais.”
Marrocos, por Margit Soares
Engenheira civil
Em viagem recente, Margit Soares descobriu no Marrocos uma boa pedida para quem quer conhecer e aprender novas culturas e observar uma arquitetura diferenciada. Segundo ela, os visitantes podem esperar paisagens exóticas e lindas, com partes desérticas. Uma parada obrigatória em seu roteiro é o Jardim Majorelle, um oásis botânico que pertenceu ao estilista Yves Saint Laurent. Lá também está localizado o Museu Berbere, que sedia uma coleção de ornamentos e joias, além de informações sobre arte e cultura berbere. Outro passeio imperdível é pela montanha Atlas. A dica é passar uma noite ou almoçar no hotel Kasbah Tamadot, que possui uma vista de tirar o fôlego.
Egito, por Thassiana Formighieri
Gestora de relacionamento da Formighieri
“Olhar de perto os museus, as pirâmides e as múmias é uma sensação única, em que a história fica viva. Entender a origem egípcia, que acaba sendo nossa origem, também é sensacional. O rio Nilo é igualmente especial e traz uma bagagem cultural e histórica muito forte. Cairo é uma cidade enorme e desorganizada, mas muito rica culturalmente. Recomendo conhecer o Museu Egípcio, as pirâmides (e almoçar com vista para elas) e as esfinges. A Mesquita de Muhammad Ali explica como funciona a cultura Islã e é uma das maiores do mundo. Outro passeio imperdível, bem divertido e romântico, é jantar próximo ao rio Nilo.”
Turquia, por Manu Buffara
Chef do restaurante Manu
“Fui conhecer a história de Istambul e como o turco vê sua própria cidade. É uma cultura muito curiosa e uma das cidades mais populosas do mundo. Então, as ruas são impressionantemente cheias. Um bairro muito famoso e descolado é o Beyoğlu, onde ficam as mais conhecidas variações gastronômicas. Para quem procura opções fine dining, algumas dicas são os restaurantes Neolokal (neolokal.com), Mikla Restaurant (miklarestaurant.com) e Mürver Restaurant (murverrestaurant.com). Contudo, as comidas tradicionais de rua são tão incríveis quanto as dos restaurantes. Além disso, é indispensável provar a bebida típica, raki, e os queijos e vinhos locais. É uma viagem incrível!”
Omã, por Blanca Baggio
Diretora comercial da Construtora Baggio
“Omã é um dos lugares mais paradisíacos da Península Arábica, especialmente o resort Six Senses Zighy Bay. É um lugar em que eu esperava descansar e relaxar e realmente foi isso que aconteceu. O resort fica no meio do deserto, cercado pelas montanhas de um lado e pela praia da baía Zighy do outro e oferece várias opções de lazer e experiências gastronômicas. O jantar nas montanhas e os serviços do spa são sensacionais. Todo o ambiente e a energia que o lugar possui são inexplicáveis e valem muito a visita.”
Cuba, por Rodrigo Browne
Jornalista e produtor cultural
“Cinema, música, artes… existem vários motivos para um festival. O que pouca gente sabe é que, em Cuba, acontece há 20 anos um festival dedicado aos… charutos. Sim! Os amantes dos famosos ‘puros’ podem se encontrar uma vez por ano em Havana para uma programação intensa, dedicada ao universo do melhor tabaco do mundo no Festival del Habano (habanos.com). A condição sine qua non para participar desse encontro é ser um aficionado pelos ‘puros’. Em fevereiro, durante uma semana, o evento promove passeios nas plantações de tabaco, visita às fábricas em que se enrolam manualmente os charutos, concursos, workshops e, é claro, jantares de confraternização em que é possível fumar os lançamentos das marcas mais famosas, como Cohiba e Partagas. O festival de 2019 já tem data marcada: de 18 a 22 de fevereiro.”
*Matéria publicada originalmente na edição 210 da revista TOPVIEW.