E depois do luxo? Conheça os designers que descobriram a resposta dessa pergunta tão intrigante!
“O Pós-Luxo não é Uber, não é acima, ele vem depois do luxo”. É assim que Fernanda Ralston Semler explica resumidamente o conceito por trás da toda a história de empreendimento de sua vida. E é na plataforma Aprés-Luxe, criada por ela para definir o conceito e certificar serviços e produtos que atendem os 5 requisitos para receberem o selo, que aparecem profissionais do design em diversas áreas que podem aplacar a busca de quem quer ter a certeza de consumir e ornamentar sua vida com matéria-prima de qualidade, atemporalidade, originalidade e inovação, propósito maior ou autenticidade local e sim, um valor altíssimo – mas de justo e de mark-up coerente. Conheça abaixo alguns dos profissionais que passaram em todos os filtros do Design Pós-Luxo!
8 nomes do design pós-luxo
Ori Sonnenschein
O designer israelense Ori Sonnenschein teve uma ideia completamente inédita! Usar cascas de laranja para criar acessórios que são biodegradáveis. Ele considera sua coleção Solskin uma reverência ao constante otimismo da natureza. A variedade de texturas, elasticidade e cores mesmo partindo da simplicidade de uma laranja, são os fatores de enorme ruptura com o luxo tradicional.
Projeto Crocco
Em seu atelier, Heloisa Crocco desenvolve, além de outros projetos, sua principal linha de pesquisa que se baseia nos veios do cerne da árvore, que representam o crescimento da planta. “Descobri que com o jato de areia a madeira mole saía e naturalmente a madeira ficava como que um carimbo”.
Alfio Lisi
Criação do designer Alfio Lisi, a luminária Pau de Luz, da Dominici, foi selecionada por Adélia Borges para a mostra Design, Inovação e Sustentabilidade, da III Bienal Brasileira de Design de Curitiba. Também concorreu ao prêmio internacional iF Design Awards, na Alemanha. É a primeira luminária de Alfio Lisi, dentre os tantos móveis que já assinou.Pau de Luz é uma peça elegante, atemporal e minimalista tanto no formato como na utilização de materiais.
Flavio Cerqueira
Como um contador de histórias, Cerqueira cria de maneira revigorada esculturas figurativas para apresentar narrativas em uma atmosfera de interação com o espectador. Seu trabalho tem sido apresentado em inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre as quais se destacam South/South Let me Begin Again, Goodman Gallery Cidade do Cabo, África do Sul.
Maneco
Maneco Quinderé aliou técnica à intuição para criar projetos de luz que desde a década de 80 dominam a cena cultural do Brasil. Fontes de luz são suas fontes de inspiração que vagam entre a natureza e o mundo das artes em uma combinação de minimalismo e experimental; seu trabalho se torna único por transformar o subjetivo em ideia concreta a partir de linhas simples e exatas.
Yankatu
Repleta de paixão e criatividade, a designer Maria Fernanda Paes de Barros demonstra através de seu trabalho e suas peças modernas e sofisticadas que sim, é possível trazer alma, além de todos os filtros do movimento Après-Luxe, para a confecção de seus produtos. Ela acredita ser possível colher pedaços do Brasil afora e costurá-los em um patchwork de possibilidades infinitas e também que nosso artesanato é patrimônio nacional.
Domingos Tótora
Este artista mineiro, nascido e criado na belíssima região de Maria da Fé escolheu o papelão como matéria principal para as suas peças de design. Com material reciclado ele cria objetos e esculturas extremamente atemporais e inovadoras. Repletas de histórias e curvas mágicas a beleza de suas obras é inseparável de sua funcionalidade.
Claudia Araújo
A pesquisa profunda e criativa de muitos materiais (inclusive os considerados resíduos) transformaram os tapetes desta artista em peças de arte de altíssima qualidade, atemporalidade e com significado no seu design. Detentora de vários awards do ramo – como o Prêmio Design Museu da casa Brasileira – o trabalho original de Claudia produzido em parceria com inúmeros artesãos não passa desapercebido.