ESTILO

Descubra a origem de 10 comidas

O famoso biscoito da sorte, servido em 11 de cada 10 restaurantes chineses, não tem origem na China. Pão francês e croissant não são franceses. Assim como essas, outras comidas têm origem diferente daquela que se costuma atribuir. A empresa de pedidos de comida via internet Hellofood, presente em cerca de 40 países, fez uma lista de algumas curiosidades sobre o nome e de onde surgiram esses alimentos.

 

1. French Fries (Batata-frita)

A origem das comidas
Batatas fritas: origem belga.

 

Equívoco: ‘French Fries’ originaram-se na França

Americanos chamam as batatas fritas de “fries”, os ingleses, de “chips”. Todo mundo ama, mas, na verdade, quem as inventou foram os belgas. Um conto diz que eles geralmente fritavam pequenos peixes e, quando não os tinham, substituíam por pequenas batatas.

 

2. Pão francês

A origem das comidas
O pão “francês”, seria, na verdade, italiano.

 

Equívoco: ou o francês certamente gosta de tomar crédito de grandes obras culinárias, ou o mundo do marketing acredita que ao colocar algo relacionado a França, o nome do prato soará mais saboroso.

Mesmo sendo populares na França, pesquisadores apontam que um livro de receitas romano do século IV evidencia que o pão francês pode ser, na verdade, italiano.

 

3. Nachos

A origem das comidas
Sim, os nachos são mexicanos. Mas não são consumidos com frequência pelo povo de lá. Foram criados para os americanos.

 

Equívoco: mexicanos comem nachos o tempo todo

Mesmo que um mexicano originalmente tenha inventado o nachos, eles foram criados para satisfazer o apetite de turistas americanos no país. O homem que os inventou chamava-se “Ignacio”, no espanhol, lê-se “Iguinatio”. Daí a origem do nome.

 

4. Espaguete e bolinhas de carne

Equívoco: essa refeição é italiana

Essa é a famosa refeição do filme “A Dama e o Vagabundo”, no restaurante italiano. Dessa forma, muitos acreditam que esse é um prato que vem da Itália – na verdade ele é de imigrantes da América do Norte. Aprofundando um pouco mais: espaguete e bolinhas de carne nunca são visto nos menus em restaurantes na Itália.

 

5. Croissant

A origem das comidas
Não se tem certeza da origem do croissant, mas acredita-se que seja austríaca.

 

Equívoco: croissant é de origem francesa

Novamente, não é da França. Todo mundo pensa e pronuncia esse nome em francês. Embora existam muitas histórias conflitantes sobre a existência desse alimento, a maioria acredita que foi feito por um austríaco.

 

6. Sanduíches

A origem das comidas
Inglês? Nada disso, o sanduíche já era consumido muito antes do mito do “Conde do Sanduíche”.

 

Equívoco: eles vieram da Inglaterra

John Montagu, mais conhecido como o “Quarto Conde do Sanduíche”, continua recebendo o crédito por colocar queijo e carne dentro de um pedaço de pão. O fato amplamente divulgado é um mito, pois o sanduíche já era consumido no mundo ocidental havia pelo menos 1.000 anos antes do nascimento do “Conde”.

 

7. Sushi

A origem das comidas
O sushi é preparado apenas em ocasiões especiais no Japão, não é um prato do dia a dia.

 

Equívoco: japoneses comem apenas sushi

A maioria dos ocidentais pensam em sushi sempre que perguntados sobre comida japonesa. No entanto, a verdade é que sushi não é tão popular no Japão. A refeição geralmente é feita para um evento importante.

 

8. Pastéis dinamarqueses

Equívoco: pastéis dinamarqueses são da Dinamarca

Mesmo que o nome sugira isso, os primeiros pastéis dinamarqueses foram feitos por uma pessoa de Viena, na Áustria. No entanto, mesmo que não sejam os criadores, os doces hoje são famosos naquele país.

 

9. Macarrão

A origem das comidas
Foram os chineses, e não os italianos, que criaram o macarrão.

 

Equívoco: o macarrão foi feito primeiro na Itália

A refeição é sinônimo da Itália, mas um registro histórico diz diferente. Pesquisadores argumentam que o macarrão espaguete foi experimentado primeiro pelos chineses, há 7.000 anos.

 

10. Biscoitos da sorte

A origem das comidas
Biscoitos da sorte? Chineses, com certeza! Nada disso.

 

Equívoco: biscoitos da sorte são chineses

Esses deliciosos biscoitos que aparecem ao final de uma refeição em um restaurante chinês não foram criados na China. Uma pesquisa sugere que um japonês foi o inventor dessas delícias proféticas.

 

Fotos: iStockphoto

 

Deixe um comentário