GALERIA: Hotel Décor
Hotéis que vão muito além de simples (e práticos) espaços destinados a pernoites durante as viagens de lazer ou de trabalho ganham facilmente o meu coração. Afinal, quem não cai de amores por um serviço impecável de spa, bons aparelhos de ginástica e menus escolhidos a dedo por chefs estrelados? A experiência ganha ainda mais brilho quando cada canto da propriedade é nitidamente pensado nos detalhes. Ah, os detalhes!
LEIA TAMBÉM: Snow tour: Aspen, nos EUA, tem hotéis de luxo e opções culturais
Essa é a expertise do casal de colecionadores Alexander e Carrie Vik, que deixou as 89 acomodações do Galleria Vik Milano, na capital financeira italiana, com uma estética única e salpicada de obras de arte de artistas do mundo inteiro. Acertaram em cheio, pois nada mais boring do que quartos neutros, padronizados e com decoração completamente impessoal!
As áreas comuns do caçula dos Vik (a rede ainda tem ótimas propriedades no Chile e no Uruguai) também são adornadas com arte de primeira: impressiona a réplica perfeita de O Pensador, de Auguste Rodin, logo no lobby.
E é de arrepiar a vista para todos os ângulos possíveis da Galleria Vittorio Emanuelle, outro monumento arquitetônico de cair o queixo, durante o café da manhã, que quase vira brunch (é fácil demais perder a hora ali).
É da Itália também, mais especificamente de Roma, que vem outra grande referência de décor hoteleiro: Hotel de la Ville. Meu segundo check-in teve gosto de primeira vez, com direito a um tour caprichado do subsolo, no qual fica a área relax, ao terraço, de onde se avista praticamente toda a cidade e um fenomenal pôr do sol, digno de filme. Aberto em 2019 depois da super-renovação de um histórico palácio do século XVIII, o hotel foi todo inspirado no Grand Tour, época em que os nobres ingleses e alemães viajavam pelas grandes cidades europeias para coletar peças
de arte e adquirir conhecimento sobre o legado cultural da Antiguidade Clássica e do Renascimento.
Confira: Bleisure: conheça a nova tendência de viagens a negócios
O resultado? Muita arte e curadoria precisa do designer Tommaso Ziffer e da brilhante Olga Polizzi, diretora da Rocco Forte, que trabalharam em conjunto com artesãos locais e criaram uma decoração moderna e sofisticada, com mix de cores, estampas históricas e texturas (queremos já os papéis de parede com ilustrações exclusivas by Rubelli e Dedar!), além de peças de cerâmica azul e branca, que são símbolos de riqueza e cultura na Itália.
*Matéria originalmente publicada na edição #264 da revista TOPVIEW.