DECOR: Como arrasar no design da sala de jantar
A sala de jantar costuma ser um dos espaços mais aconchegantes da casa, seja reunindo a família nas refeições do dia a dia ou em celebrações especiais. Este cenário pede por uma atmosfera confortável e intimista, não é mesmo? Com isso, a designer de interiores do ABC Paulista Marli Assis explica como compor o ambiente que exalte essas características!
LEIA TAMBÉM: Neo Mint: A aposta de cor pastel para decoração em 2020
Alguns detalhes geram resultado agradável, segundo a especialista. “Uma abordagem clássica é apostar em meia luz, só a iluminação já vai criar uma atmosfera mais convidativa. Espelhos podem ser usados, também, para mudar a percepção de espaço para um ambiente mais amplo”, aponta Marli.
Apesar de ser bastante versátil, grande parte das sala de jantar possuem um protagonista em comum: os pendentes. “Eles são peças que naturalmente ganham mais destaque por estarem em uma posição central, principalmente em cenários mais simples. A dica é ousar com itens que tenham uma presença marcante e harmonize com o restante da composição”, conta Marli.
Sobre a escolha das cores no ambiente, a designer explica que o foco sempre está em deixar toda a paleta do projeto em sintonia também com a iluminação.
“Usamos muito as tendências do momento para checar o que está em alta, mas é importante inovar em cima delas. Um exemplo atual são os ambientes que usam o cinza junto com outras cores”, detalha a especialista.
Com casas cada vez mais reduzidas, a sala de jantar muitas vezes acaba sendo integrada à outro ambiente. “Com a integração ganhamos espaço no layout, assim, podendo até economizar na mesa e optar por uma bancada para pequenas refeições, isso nos abre outras possibilidades”, pontua Marli.
Mesmo sem paredes, a designer mostra como propor uma limitação de espaço para o ambiente. “Podemos usar forros de gesso, iluminação e tapetes. Essas ferramentas setorizam a criação de cenas, dando mais liberdade para fazer composições nesse espaço maior”. Outra dica importante é usar uma única linguagem em todos os espaços, com cores em comum, texturas e até o desenho no gesso, encerra a designer.
colaboração
EMILIA JURACH