ESTILO

Curitibano é melhor bartender do Brasil

Por Luciane Horcel

Ele começou como Cumin do bar, ajudando na retirada os copos, entregando comida nas mesas e outras funções corriqueiras de um “auxiliar de garçom”. Mas logo o curitibano Edipo Ortega Mesquita mostrou que podia ir muito além da posição que ocupava.

Com uma história de sete anos de trabalho como bartender e subindo de cargo aos poucos, logo o rapaz de 25 anos virou referência no bar espanhol Txapela em Curitiba e foi convidado a participar do concurso Heineken Global Bartender. Com as etapas regional e nacional vencidas, ele se tornou o bartender que conseguiu tirar o melhor chope da Heineken no Brasil e agora se prepara para ganhar o título de melhor bartender do mundo.

“Eram 11 competidores na fase regional e sete na nacional. Eu estava bastante nervoso e ansioso, mas deu tudo certo. Agora estou me preparando para vencer a etapa internacional. Quero escolher uma música bem legal e repetir a entrada impactante que fiz com show de pirotecnia”, planeja.

No concurso, os jurados especialistas avaliaram os cinco passos do método Star Serve para conseguir o ‘chope perfeito’: enxaguar, tirar, cortar, apresentar e checar. A etapa nacional da competição aconteceu na capital paulista com a participação dos vencedores das fases regionais, representando bares dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Fortaleza.

A etapa mundial acontecerá em Amsterdam no dia 15 de abril. Além do grande ganho e experiência profissionais, Edipo está animado porque essa será sua primeira viagem internacional. “Estou muito feliz porque isso tudo representa a valorização do meu trabalho, é o reconhecimento do que faço e além disso vai ser a primeira vez que vou para a fora do país. Quero conhecer os lugares na Holanda e aproveitar para conhecer a Espanha”, diz satisfeito.

Até abril chegar, detalhes como: copo limpo, bem seco, dois dedos de colarinho sem bolhas e outros quesitos que um bom chope exige estarão “tinindo” na cabeça de Edipo.

Deixe um comentário