ESTILO

Curitiba 328 anos: Prédio histórico da UFPR

Confira o conteúdo publicado no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição 247 da revista

Em agosto de 1913, foi lançada a pedra fundamental do edifício central do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – a universidade mais antiga do Brasil. Optei por esse ponto turístico principalmente pelo fato de a empresa do meu bisavô, Bortolo Bergonse, estar à frente da construção desse prédio tão importante para a história de Curitiba.

A ocupação do edifício começou em abril de 1914, à medida em que as salas ficavam prontas. Ele sempre foi destinado à UFPR – que, na época, era chamada de Universidade do Paraná. O prédio original tinha apenas um bloco de cinco andares de forma quadrangular, com uma cúpula central, e, com a expansão da universidade, que foi muito rápida, foram sendo acrescentadas alas laterais, e o prédio passou a ter padrões de arquitetura diferentes.

Na remodelação e ampliação da estrutura, que aconteceu em 1954, a cúpula foi excluída. A reforma tinha como objetivo a inserção de outros cursos universitários no espaço, que era ocupado, em sua grande maioria, pelo curso de Medicina.

A cor original do prédio durante parte de sua fase um era rosa, segundo a tradição ibérica e brasileira para palácios do governo e prédios públicos – assim como a Casa Rosada, em Buenos Aires, e palácios brasileiros da era colonial. Inclusive, há cartões-postais do prédio antigo da universidade com essa coloração, ainda anteriores à era da fotografia em cores. Na época, eles eram impressos com coloração manual.

A população de Curitiba sempre enxergou a construção como um símbolo do progresso educacional paranaense, apelidando-a carinhosamente de “Palácio da Luz”. Segundo o professor Ulf Baranow, o prédio histórico, com sua suntuosa cúpula, era o edifício mais alto da cidade.

Em 1999, o edifício deixou para trás o Jardim Botânico e a Ópera de Arame e foi escolhido pelos curitibanos como o símbolo oficial da cidade, em um concurso realizado pelo banco Itaú e pela Prefeitura.

Eduardo Mourão
@emmourao
Embaixador de Arquitetura

*Matéria originalmente publicada no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário