ESTILO

Curitiba 328 anos: Museu Oscar Niemeyer

Confira o conteúdo publicado no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição 247 da revista

A primeira lembrança que guardo do Museu Oscar Niemeyer é do dia em que levamos minha irmãzinha pequena até lá pela primeira vez. Ali, de primeira, ela soltou a frase: “Ué, mas cadê o outro olho?” Então, toda vez que passo em frente ao museu, lembro-me imediatamente dessa história.

O MON abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente sete mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. Inclusive, é considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de cerca de 35 mil m² de área construída e mais de 17 mil m² de área para exposições.

Para mim, esse é um lugar que traz muitas lembranças boas. Afinal, sempre uso o ponto turístico como ambiente de inspiração. Trabalhar com propaganda demanda sempre entender como outras pessoas enxergam alguma pauta, algum conteúdo – e como expressam isso por meio da arte. Por isso, as diversas coleções e mostras que o museu consegue ter a capacidade de abrigar ajudam a inspirar meu trabalho.

Entre essas exposições, gostaria de destacar uma das mostras do ano passado, do artista Ai Weiwei, chamada Raiz. Ela chamou muito a minha atenção e acho que é a que guardo como lembrança mais forte do MON. Essa foi a primeira exibição do artista plástico no Brasil – e também a maior já realizada por ele. Com projeto desenvolvido e curado por Marcello Dantas, a mostra chegou para apresentar no sul do País a história desse brilhante artista por meio de seus mais icônicos trabalhos. Além de obras inéditas, que nasceram de uma imersão profunda pelo Brasil e suas tradições.

Ai Weiwei é um dos principais nomes da cena contemporânea mundial. Ele deixou a China em 2015 para se destacar no cenário internacional pelo interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas, como a crise global de refugiados e a luta pela liberdade de expressão.

Beto Cesar
@betinhocesar
Embaixador de Marketing

*Matéria originalmente publicada no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário