Tecnologia para evoluir
Muitas vezes nem imaginamos, mas a tecnologia está presente em todas as partes da nossa vida, e um setor em que ela se tornou indispensável é o da construção civil. Na minha coluna deste mês, convidei Luiz Gustavo Salvático, superintendente da Plaenge Empreendimentos, para um bate papo sobre como a tecnologia da informação pode fazer toda diferença em uma gestão. Confira!
Como a tecnologia permeia o Grupo Plaenge?
A tecnologia chegou a Plaenge através do nosso fundador Ézera Fabian, que hoje é nosso diretor de tecnologia. Ele trouxe para dentro do Grupo a ideia de inovação e de construção assertiva, afinal, na construção civil o controle de custo e prazo é vital. A tecnologia sempre foi um dos pilares desse controle e um dos pilares do nosso crescimento.
Como é gerenciado todo esse sistema tecnológico?
Nós temos implantado dentro da Plaenge o IFS, que é o maior software ERP de gestão de controle na construção civil. Todas as nossas obras e projetos são geridos por ele. Nosso grande passo agora é fazer todos os nossos processos no BIM. Todas nossas obras são modeladas e as listas de materiais já estão sendo feitas através do BIM. A gente consegue rastrear o lote do porcelanato que foi usado em cada andar de cada prédio. É um diferencial muito importante para a nossa equipe de qualidade, assim a gente consegue rastrear quando dá algum problema e podermos atuar na solução para que o cliente tenha uma experiência melhor.
Pensando pelo lado do cliente, o que vocês têm trazido de inovação e de modelo diferenciado para poder negociar de uma forma facilitada e dar acesso a todas as possibilidades para os cliente?
Antes da pandemia nós já tínhamos implantado o nosso App para os clientes. Todos os nossos clientes têm a condição de fazer a gestão financeira do seu contrato, de fazer a assistência técnica de todas as plantas e projetos do seu apartamento através do celular. Esse já era um projeto em andamento que cresceu exponencialmente durante a pandemia. Hoje, o cliente consegue entrar em contato conosco, receber as informações, discutir a negociação, receber e assinar o contrato, pagar seu apartamento, sem nem precisar entrar em uma das nossas centrais de decorados, realizando todos os processos de compras através do aplicativo, com toda segurança garantida.
A pandemia nos trouxe a importância da segurança da informação. Como que esse tema tem sido tratado dentro da Plaenge?
Ela é uma grande preocupação. Temos uma equipe muito disciplinada que acompanha isso de perto, para que a gente consiga zelar pelas informações da empresa, mas principalmente zelar pelas informações dos clientes. Trabalhamos a informação do nosso cliente com muito cuidado, com muito zelo. Esse é um motivo de grandes investimentos dentro do Grupo Plaenge.
Vocês estão construindo apartamentos provendo a automação e pensando na disponibilização dos pontos de carregamento para os carros elétricos. A visão de futuro do Grupo é um diferencial?
Para o Grupo é uma grande preocupação a experiência de viver em um produto nosso. O ciclo de produção de um empreendimento é em torno de três ou quatro anos, então a gente não pode pensar no hoje, a gente sempre tem que projetar e pensar no amanhã. Nós temos todos os apartamentos projetados para receber sinal wi-fi em 100% da sua área, temos os prédios entregues com automação, em que o porteiro de dentro da portaria consegue ver todos os sistemas e receber alertas de possíveis problemas. nós temos também uma preocupação grande em prover para o cliente condições de consumir tecnologia. Os carros elétricos vieram para ficar, disponibilizamos uma vaga de carro elétrico para cada apartamento porque a gente sabe que o cliente vai precisar disso e não adianta a gente pensar depois. É um processo de tentar antever o futuro.
*Matéria originalmente publicada na edição #268 da revista TOPVIEW.