(Foto: Ivan Samkov | Pexels)
CULTURA TECNOLOGIA
#Instagram: quais são os formatos de post mais usados pelos influencers?
O estudo Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP), realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), do Centro Universitário FAAP, em parceria com a Emplifi, mostra em sua edição mais recente que o Instagram vem dando mais visibilidade aos vídeos curtos, no formato chamado de Reels. Segundo a pesquisa, essa é uma reação direta ao crescimento do TikTok e, por conta disso, vem afetando a produção de conteúdo dos influenciadores digitais.
Os dados do relatório, que estuda há mais de sete anos o comportamento de usuários, empresas e criadores de conteúdo nas redes sociais, dão conta que o formato Reels já é o mais utilizado por Influenciadores no Instagram. Ocupa 40,8% do total de publicações no terceiro trimestre do ano, à frente da segunda opção, o formato Foto, com 28,9%, e do Carrossel, com 26,6%.
Para as Marcas, os Reels já representam 26,9% do total de publicações. Porém, o formato de foto é o que ainda domina, com 42,3%.
Para o professor Adriano Cerullo, do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e um dos envolvidos no estudo, os números justificam a preferência pelo formato Reels. “Atualmente esse é o formato que mais gera interações e, consequentemente, promove engajamento, tanto para as Marcas como para os Influenciadores Digitais”, disse.
Para as Marcas, a mediana de interações nos Reels foi de 137 no período de julho a setembro de 2022. Já para os Influenciadores digitais, foi de 2518, indicando um número de interações muito maior do que no formato Carrossel, que vinha sendo o que mais engajava nos últimos trimestres, e que teve uma mediana de 1776 interações nesse mesmo período.
Os números demonstram, segundo o prof. Cerullo, que já há um hábito de consumo por vídeos curtos se espalhando por todas as plataformas. “O usuário já espera encontrar esse tipo de conteúdo feito por seus influenciadores favoritos”, explica.
Formatos de posts mais usados no Facebook
O terceiro trimestre do ano foi marcado pelo crescimento sutil (0,5%) de novos fãs no Facebook, em páginas de todas as categorias. Em relação ao formato de post, o vídeo vem ganhando espaço, mas ainda não é predominante.
Entre as Marcas, por exemplo, apenas 13,5% do conteúdo está nesse formato. O número cresce entre os Influenciadores, chegando a 21,1% das postagens.
Para o Prof. Thiago Costa, também professor do curso de Publicidade e Propaganda e integrante da equipe de pesquisadores, isso “pode sugerir uma facilidade maior dos influenciadores com relação a esse formato. Além disso, materiais produzidos para outras plataformas, como YouTube, Instagram e TikTok, acabam sendo replicados no Facebook”.
Ainda no Facebook, o investimento em mídia paga resulta diretamente não só numa exposição maior da publicação, mas, consequentemente, em um volume de interações bem maior no post. No terceiro trimestre de 2022, se comparados posts pagos e orgânicos, páginas da categoria Mídia conseguem 19 vezes mais interações em seus posts pagos do que os posts orgânicos. Em páginas de Marcas, o volume de interações aumenta 26 vezes, uma vez que o volume de interações em posts orgânicos costuma ser muito pequeno.
Já no caso das páginas dos Influenciadores, essa diferença não é tão grande, por ser uma categoria que consegue um bom volume de interações nos posts orgânicos. No caso dos posts pagos, o aumento de interações não ultrapassa quatro vezes. O acompanhamento dos influenciadores mostra que a frequência de investimento em impulsionamento vem crescendo, mas nunca no mesmo volume das marcas.
Esse impulsionamento de posts dos Influenciadores pode ser bastante interessante, segundo o professor Thiago. Mas, para ele, o objetivo não é necessariamente o engajamento, mas ampliar o alcance e visibilidade da publicação. Na análise dos professores, isso tende a ocorrer quando esses produtores de conteúdo se associam a empresas para divulgação de produtos e serviços, porque são as marcas que auxiliam neste investimento, buscando alcançar ainda mais os consumidores.
Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria.
O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP.