NFT: a palavra do ano
Certo dia, recebi uma ligação do CEO da Saatchi&Saatchi, reconhecida agência de publicidade na Turquia, convidando-me a participar com ele de um projeto de NFTs com itens que eram de interesse comum entre a Turquia e o Brasil.
Me senti um peixe fora d’água. Eu não fazia ideia sobre o que era aquele termo. Ouvi a explicação dele enquanto tomava nota de tudo. Resultado: me encantei pelo tema. Presumo que muitos leitores estejam agora na situação que eu me encontrava naquele dia, sem saber nada sobre NFTs. Este texto tem, portanto, o intuito de desmistificar a sigla e explicar o que ela significa. Afinal de contas, a palavra “NFT” foi eleita como a palavra do ano de 2021 pelo Dicionário Collins, superando termos como “cripto” e “metaverso”. Se você tinha dúvidas de que o tema iria crescer, está dada a resposta.
NFT é a sigla para non-fungible token, que em uma tradução simplificada, significa um token, um certificado digital não fungível e não copiável, exclusivo. Esse certificado foi criado para valorar itens artísticos digitais, como filmes, imagens e áudios. Um artista pode agora autenticar e vender sua ilustração digital como NFT. Esse certificado permite que o ambiente digital seja homologado e autenticado, assim como acontece, por exemplo, com um quadro no mundo real.
Ao trazer essa patente, esse selo de autenticidade, para dentro do mundo digital, cresce também o valor, por conta da exclusividade de cada conteúdo. É como se só você tivesse aquele produto, só que, agora, no mundo digital. Parafraseando o sociólogo francês Pierre Bourdieu, “o capital cultural pode ser tão poderoso quanto o econômico, pois, juntos, geram um poder real num mundo onde a detenção de produtos exclusivos gera um capital social.”
Por mais difícil que seja imaginar essa situação, a propriedade no mundo virtual pode um dia se tornar tão importante quanto no mundo real. Um NFT comprovando a propriedade de uma parcela de terreno digital pode ser tão importante quanto a escritura de uma casa no mundo físico.
+3 cases de NFTs recentes
O PRIMEIRO TUÍTE
Jack Dorsey, CEO e fundador do Twitter, vendeu o primeiro tweet da plataforma por US$ 2,9 milhões.
MELHORES JOGADAS DA NBA
A NBA criou uma plataforma com NFTs de grandes jogadas de atletas – como se fossem cards digitais colecionáveis, que podem ser adquiridos e trocados entre os usuários.
VESTIDO DIGITAL DA VERSACE
Em vez de comprar um vestido físico da Versace, a marca vende um NFT para ser usado digitalmente por meio da aplicação de um filtro sobre uma foto.
*Matéria originalmente publicada na edição #258 da revista TOPVIEW.