CULTURA MúSICA

Obras primas de Haydn e Mozart no palco: para desmistificar a música clássica

Realizado pelo Ministério da Cultura e Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet, espetáculo traz grandes momentos de dois gênios da música

Uma viagem por um dos períodos mais belos e criativos da história da música. Este é o convite feito ao público pelo novo espetáculo apresentado pela orquestra Ladies Ensemble, “Classicismo Vienense – Haydn e Mozart”, que ganha o palco do Auditório Regina Casillo nos dias 10 e 11 de maio (sexta-feira e sábado). Realizado pelo Ministério da Cultura e Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet, traz no repertório algumas das mais importantes obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.

LEIA TAMBÉM: Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná divulga programação completa

Auditório Regina Casillo (Foto: Marcelo Elias)

Na sexta-feira (10/5), o concerto inicia às 20h, e no sábado, às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 15 e já estão disponíveis no portal Disk Ingressos (confira links abaixo, no serviço desta matéria).

O repertório traz três obras emblemáticas dos compositores. Inicia com a abertura da ópera “Don Giovanni”, de Mozart. Depois, traz o Concerto para piano Nº 20 em ré menor, KV 466, também de Mozart, tendo como solista Priscila Malanski no piano. Termina em grande estilo com a Sinfonia nº 45 em f# menor Hob.145, também conhecida como “ Sinfonia do Adeus”, de  Haydn.

Ícones clássicos que revolucionaram

O Classicismo Vienense, também conhecido como Primeira Escola de Viena, foi um período na história da música entre o final do século XVIII e início do século XIX. Ficou marcado por seu foco na clareza, simplicidade e simetria, características derivadas do ideal clássico de beleza e arte.

Joseph Haydn (1732-1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) estão entre os grandes protagonistas desta época, ao lado de Ludwig van Beethoven. As obras deles revolucionaram a música com novas estruturas e formas como a sinfonia e o quarteto de cordas, além de aperfeiçoar a sonata, dando enorme ênfase à expressão e detalhes estruturais em suas composições.

Solista Priscila Malanski (Foto: Marcelo Eliasfoto)

“Um dos maiores destaques deste concerto é mostrar ao público em geral que não é preciso ter medo da música clássica. Ela é tão boa e dura tanto tempo que 200, 300 anos depois ainda é tocada e encanta as pessoas”, conta Fabiola Akel, diretora e musicista das Ladies Ensemble. “Reunimos obras que são ícones deste momento muito criativo e marcante da história da música”.

Crianças e idosos: orquestra busca novos públicos 

Para a coordenadora do projeto que realiza esta temporada no auditório, Lucia Casillo Malucelli, o repertório de 2024 está bem variado, mas não poderia deixar de lado grandes momentos da música clássica. “Nos dois concertos anteriores, fomos das óperas de Puccini para a música norte-americana que brilhou na Broadway e cinema. Agora celebramos a essência das composições clássicas”, conta.

Como relembra Lucia Casillo Malucelli, este repertório também será base para os eventos de contrapartida social que o projeto prevê, com aulas e concertos didáticos voltados para estudantes da rede pública municipal e estadual, ensaios abertos para idosos atendidos pela FAS (Fundação de Ação Social) e apresentações ao estilo “pocket” para crianças em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. “Todos os nossos concertos têm como desdobramentos estas iniciativas de formar público e levar a arte para pessoas que normalmente não costumam assistir orquestras”, afirma.

O espetáculo é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, união e reconstrução.

Tem patrocínio das empresas: Sanepar, Itambé, Pizzatolog, Kuhn, ON Petro, Ciclo Cairu, Tozetto Supermercados, Worker, Grupo Pegoraro, Unimed Laboratório, Oregon, Grupo Incopostes, Impextraco, Embrart, Grupo Foccus, Golfleet, Treméa, Alt Telecom Stampa, Stang, Boulos e Fertipar.

Serviço

Quando: 10 e 11 de maio de 2024 (sexta-feira e sábado), dia 12 às 20h e dia 13 às 17h.
Onde: Auditório Regina Casillo – R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba
Ingressos a partir de R$ 15, venda antecipada nos links abaixo
Sexta-feira (10/5): pelo site
Sábado (11/5): pelo site

Deixe um comentário